quarta-feira, 15 de março de 2017

Projeto destina 5% de vagas em terceirizadas da Prefeitura de Natal para pessoas com deficiência

As empresas terceirizadas para prestar serviços a Prefeitura de Natal poderão ter que reservar 5% das suas vagas para pessoas com deficiência. Projeto neste sentido foi apresentado pela vereadora Nina Souza (PEN), presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, na Câmara Municipal de Natal (CMN).
A vereadora destaca que tem sido cada vez mais difícil para as pessoas com alguma deficiência encontrar empregos. “Para quem procura vagas e para quem contrata, é consenso que a falta de acessibilidade e o preconceito são entraves. Do ponto de vista de qualificação, está comprovado que não existe diferença entre as pessoas com deficiência e outros profissionais. Então, nosso projeto vem a oferecer condições para que estes cidadãos possam se inserir no mercado de trabalho”, disse.
Conforme a proposta, a empresa contratada pela Prefeitura deverá manter na ficha funcional da pessoa deficiente o atestado médico que especifique a situação. A fiscalização em torno das terceirizadas ficaria sob os cuidados do próprio órgão contratante.
“Como representantes do povo, precisamos dá exemplo, afinal empregar as pessoas com deficiência significa uma forma de exercer uma atividade laboral remunerada de maneira digna. É, ainda, a possibilidade de estabelecerem uma interação constante com outros profissionais. Trata-se de um caminho para a independência e a construção de uma autoestima mais saudável, o que favorece todo o processo de sociabilidade desses indivíduos, inclusive em outros ambientes”, afirma a vereadora.

Projeto “Georparque Seridó” realizará encontro para apresentar ações e parcerias


A imagem pode conter: montanha, céu, atividades ao ar livre, natureza e águaImportante projeto que contribuirá para o fortalecimento do setor turístico no interior do Rio Grande do Norte, o “Geoparque Seridó” será apresentado à comunidade curraisnovense e autoridades em encontro na próxima sexta-feira (17) às 9h no auditório da Câmara Municipal de Currais Novos, com o objetivo de mostrar as ações e parcerias que o projeto está realizando. O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SEMTUR), contará com a participação do coordenador do projeto, o professor da UFRN, Dr. Marcos Antônio Leite do Nascimento, além de secretários municipais de turismo da região, e representantes da Secretaria Estadual de Turismo. 
O Projeto “Geoparque Seridó” reúne 16 geossítios em 6 municípios, e será uma unidade de geoconservação na região que contribuirá para a conservação do patrimônio geológico, promover a pesquisa científica, realizar programas de educação, incentivar o empreendedorismo, e estimular o desenvolvimento econômico e sustentável aliado à proteção ambiental.

João Bezerra

Equipes dos NASF se reúnem para discutir estratégias de atendimento e ações nas UBS


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área internaAs equipes de profissionais que atuarão nos dois Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Curais Novos, se reuniram na manhã desta quarta-feira (15) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, para planejarem as primeiras ações que serão desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A coordenadora da atenção básica de saúde do município, Bruna Mayara, afirmou que os núcleos darão “um maior apoio à população com ações em todas as unidades”. “Temos uma equipe multidisciplinar de profissionais que atuarão nas UBS para melhor atender a população”, disse. 

A equipe 01 do NASF contará com profissionais como Assistente Social, Fisioterapeuta, Psicóloga, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Educador Físico e Pneumologista, e a equipe 02 com Assistente Social, Fisioterapeuta, Psicólogo, Nutricionista, Farmacêutica, Psiquiatra e Educador Físico. 
Os profissionais do NASF terão atuação integrada com as equipes das Unidades de Saúde, com a realização de atendimentos, visitas domiciliares, além da realização de projetos e ações em grupos com foco na prevenção e promoção à saúde.

João Bezezza

Prefeito Odon Jr se reúne com articulador do RN Sustentável no Seridó


A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área internaO Prefeito de Currais Novos, Odon Jr, se reuniu na manhã desta quarta-feira (15) com o articulador do “RN Sustentável” no Seridó, Mariano Gomes Coelho, para conhecer os projetos do programa que tem recursos assegurados para o município. Em Currais Novos, já foram investidos recursos do programa na adequação e reforma dos leitos da maternidade do Hospital Regional “Mariano Coelho”, por exemplo. A construção da nova Central do Cidadão de Currais Novos, que terá investimentos de R$2 milhões e 758 mil, é um dos projetos contemplados no programa. 
O articulador apresentou alguns projetos do “RN Sustentável” para Currais Novos, tais como: reforma e ampliação das Escolas Creuza Bezerra (CEJA) e Tristão de Barros; projetos de economia solidária no Povoado Cruz (investimento de R$185 mil) e para as Mulheres Produtoras do Quandu (que está em fase de diagnóstico e elaboração do plano de negócios); e projeto de inovação pedagógica nas escolas estaduais Vivaldo Pereira, Capitão Mor Galvão, Sílvio Bezerra de Melo e Tristão de Barros. “O município está a disposição em ajudar esses projetos e irei reivindicar mais ações importantes como estas para nossa cidade”, disse o Prefeito Odon Jr. 
O RN Sustentável é um projeto multisetorial do Governo do Estado que tem como objetivo mudar o cenário econômico do Estado através de ações articuladas e de investimentos em áreas estruturantes, inclusão produtiva, social e ambiental, saúde, melhoria na educação básica, segurança pública, modernização da gestão e melhoria nos serviços públicos.

João Bezerra

Prefeitura de Currais Novos convoca os prestadores de serviços de 1985 à 2009, para regularizar FGTS

Resultado de imagem para fgtsA Prefeitura de Currais Novos está convocando, a partir de 03 de abril de 2017, todos os empregados que mantiveram vínculo com a mesma, no período de Maio/1985 à Agosto/2009, a comparecer à Secretaria de Finanças, localizada na Avenida Teotônio Freire, 115, anexo ao prédio do INSS, a fim de regularizar a situação relativa ao FGTS. 

De acordo com a convocação o comparecimento deverá ser previamente agendado pelo telefone (84) 3405-2721.

A expectativa é que desta vez se resolva e não fique apenas nas promessas.


SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO 
EDITAL DE CONVOCAÇÃO 

CONVOCAMOS todos os empregados que mantiveram vínculo com a PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS/RN, CNPJ Nº 08.109.126/0001-00, no período de Maio/1985 à Agosto/2009, a comparecer à Secretaria de Finanças, localizada na Avenida Teotônio Freire, 115, anexo ao prédio do INSS, Currais Novos/RN, CEP 59380-000, a partir de 03 de abril de 2017, das 14:00 às 17:00 horas, a fim de regularizar a situação relativa ao FGTS. O comparecimento deverá ser previamente agendado pelo telefone (84) 3405-2721, das 07:00 às 13:00 horas ou através do e-mail: convocacaopmcn@gmail.com. 

Currais Novos, 13 de Março de 2017. 

ELTON GOMES SOUTO DO Ó Secretário de Administração 

ANIVERSARIANTE DO DIA!

Feliz Vida, Helder!

Que não apenas hoje, mas em todos os dias, sua vida seja presentada com momentos maravilhosos, cheios de amor, carinho a alegria. Parabéns pelo o seu dia!

É o que deseja todos que fazem a ACDF



Em Brasília, titular da Sethas garante instalação de centro referência no RN

IMG_7667O Governo Federal vai instalar no Rio Grande do Norte um centro pioneiro de atendimento às crianças com microcefalia. Durante reunião em Brasília nesta terça-feira entre a secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria, e o ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, foi discutida a implantação do equipamento no Rio Grande do Norte.
Trata-se de uma ação intersetorial que reúne também os ministérios da Educação e de Saúde. O centro de acolhimento reunirá num só local os serviços do Centro Dia (assistência social), creche (educação) e reabilitação (saúde). Na reunião, Julianne Faria sugeriu o Centro de Reabilitação Infantil (CRI) para instalação do novo equipamento, aproveitando a estrutura existente e o terreno no entorno.
“O Rio Grande do Norte será o primeiro estado a receber esse centro do Governo Federal”, comemora a titular da Sethas. “Serão atendidas não apenas as crianças com microcefalia, mas também as famílias. Vamos também fazer uma parceria com a Rede Sarah para capacitação dos profissionais do CRI”, explicou.
Segundo Julianne Faria, ficou acertada uma agenda com equipes três ministérios envolvidos na ação. Eles devem visitar o CRI na primeira semana de Abril para conhecer o local e discutir os detalhes da implantação do centro no Rio Grande do Norte.