quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

CURRAIS NOVOS: Prefeitura, CDL e Paróquia realizaram reunião para planejar programação da Festa de Sant’Ana 2017


Aconteceu na manhã desta quarta-feira (15) no Gabinete Municipal de Currais Novos a primeira reunião de planejamento da Festa de Sant’Ana 2017, evento que este ano celebra sua 209ª edição e que acontecerá entre 16 e 26 de julho e que tem diversos eventos que fazem parte do calendário da festa.

Participaram da reunião o prefeito Odon Jr, o vice Anderson Alves, o padre Erivan Primo, a presidente da CDL/Currais Novos, Francisca Felipe (Loura), a secretária municipal de Turismo, Ana Albuquerque, a coordenadora da SEMTUR, Socorro Góes, e representantes da equipe organizadora da festa. “Muito importante a festa de Sant’Ana para nossa cidade pela sua importância histórica, cultural e econômica, e nós temos que mantê-la forte e buscar mais parceiros”, disse o Prefeito Odon Jr.

O Padre Erivan Primo comentou sobre a importância da parceria da Prefeitura, CDL e Fecomércio na realização da festa. “A festa tomou grandes proporções e temos que manter o perfil, com uma boa elaboração da programação e termos mais uma festa de paz e harmonia”, disse o padre. Foram discutidas as datas da Feirinha de Sant’Ana, Cavalgada, Missa do Vaqueiro, Festa da Nostalgia, Jantar, entre outros eventos que compõem a programação oficial.
ASSECOM- João Bezerra

Prefeito Odon Jr se reúne com secretários municipais e vereadores para discutir projetos e prioridades para Currais Novos



Diálogo permanente e um bom relacionamento entre os poderes executivo e legislativo de Currais Novos serão um dos pontos primordiais que a gestão do Prefeito Odon Jr e Vice Anderson Alves, e os secretários municipais, terá em relação aos vereadores do município, parceria esta que de acordo com o prefeito em reunião na manhã desta quarta-feira (15), disse ser importante para o desenvolvimento de Currais Novos. “Vim da Câmara Municipal e sei a importância do papel do vereador, e como Prefeito buscarei sempre ter uma boa sintonia e parceria para podermos somar esforços em prol do desenvolvimento de Currais Novos”, disse Odon Jr.
Participaram da reunião os vereadores João Neto, Zefinha Moura, Tércia Leda, Rady Dias, Wilton da Silva, Ezequiel Pereira, Ausônio Talis, Edimilson Sousa, Leilza Palmeira, Celinha Medeiros e Sebastião Cabral. Os vereadores Adailson Pereira e Professor Marquinhos justificaram a ausência.

O prefeito Odon Jr lembrou que o plano de governo para os próximos anos teve como base o diálogo com a população e os anseios do povo, e comentou sobre as dificuldades encontradas neste início de governo, mas que esforços estão sendo tomados para sanar os problemas. Odon Jr também aproveitou para destacar os recursos de emendas parlamentares que estão sendo liberados e aprovados para o município, que serão de grande importância para saúde, educação, ação social, e obras como pavimentação e drenagem de ruas. O Vice-Prefeito Anderson Alves comentou que a reunião foi muito importante pois mostra o quanto a gestão municipal quer manter um bom relacionamento com a Câmara.

“Estamos enfrentando momentos difíceis, mas o diálogo e a união são importantes para vencermos”, disse Anderson. Para o Presidente da Câmara, João Neto, “é muito importante a parceria da prefeitura com a Câmara e disponibilidade dos secretários em ajudar”.

ASSECOM- João Bezerra

Menino com síndrome de Down é impedido de fazer natação

Um menino de 9 anos, que tem síndrome de Down, foi impedido de fazer um teste para um curso gratuito de natação em São Paulo. O caso, que está sendo apurado pela Secretaria de Esportes, ocorreu na última quinta-feira (9), mas foi relatado pela mãe da criança, a psicóloga Elaine Hojaji, nesta terça-feira (14). Elaine conta que levou Gabriel para tentar vaga na escolinha do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera. Ao ver o menino, o instrutor recusou-o de imediato.

Hojaji disse ao G1 que o avaliador justificou a exclusão de Gabriel com o fato de uma experiência negativa do passado: “Olha, não é por nada, não. Acho que não vai dar certo com ele aqui. Ano passado, teve uma aluna e não deu certo”, disse. “São muitas crianças aqui, não dá pra dar atenção. O melhor é encontrar um lugar que a senhora possa entrar junto com ele na piscina”, concluiu.

“Na hora eu desfaleci, fiquei sem reação e com medo de meu filho perceber a situação. Não argumentei, talvez por conta disto”, desabafou a mãe de Gabriel no Facebook. “Se um serviço público de esportes é para todos, também tem que ser para quem tem Síndrome de Down. Se os locais não têm estrutura e recursos humanos, que se capacitem”. O site do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães anuncia quatro piscinas pequenas usadas para aulas da comunidade, além de natação para pessoas com deficiência.

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) informou, em nota, enviada ao G1, que “prima pela inclusão social por meio do esporte e rechaça qualquer comportamento discriminatório por parte de seus colaboradores”. A secretaria informou ainda que o avaliador foi identificado e que “os acontecimentos no dia citado estão sendo apurados internamente para que as devidas providências sejam tomadas com o rigor inerente ao caso”.

G1

Zenaide Maia cobra em Brasília celeridade para construção do CER em São Gonçalo

ze e pauNa terça-feira (14), a deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) foi recebida em Brasília pela Coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, Odilia Brigido de Sousa. Na ocasião, Zenaide Maia tratou sobre sua Emenda para a construção do Centro Especializado em Reabilitação – CER de São Gonçalo do Amarante. A deputada também entregou um documento, onde comprova a regularidade do terreno.
A Coordenadora-geral, Odilia Brigido, teceu elogios pela atitude da deputada e se comprometeu a dar todo apoio para conclusão da obra.
O encontro também contou com as presenças do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, do secretário de Obras, Márcio Barbosa, e de Luane Silva, Técnica do Ministério da Saúde.

Comissão aprova projeto de Rafael Motta sobre contratação de Associações de Pessoas com Deficiência

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4810/16, do deputado federal Rafael Motta (PSB), que dispensa de licitação a contratação de associação de pessoas com deficiência para prestar serviços ou fornecer mão de obra para o Estado. Pela proposta, o preço do serviço deverá ser compatível com o praticado no mercado.


“A matéria corrige uma falha da Lei de Licitações (8.666/93), que assegura a dispensa de licitação, apenas, às associações de pessoas com deficiência física, deixando de fora outros casos de deficiência”, explica o deputado federal Rafael Motta.

Segundo o relator da matéria na Comissão de Trabalho, deputado Cabo Sabino (PR-CE), não há sentido em restringir a aplicação da dispensa de licitação somente aos casos de deficiência física. “Muitas atividades no setor público podem ser perfeitamente desenvolvidas por pessoas com deficiências de outras naturezas”, disse.

Tramitação
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.