sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Ministra dos Direitos Humanos empossa novos representantes do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência

Imagem: A fotografia mostra o auditório em um ângulo central. Do lado direito e do esquerdo estão sentadas as pessoas que acompanhavam a posse. Na frente, em uma mesa retangular e em cima de um tablado, estão os componentes da mesa de posse, dentre eles o Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Substituto, Moisés Bauer Luiz, o ex-presidente do CONADE Antonio José Ferreira e a Ministra de Direitos Humanos, Luislinda Valois.
Com a presença da Ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois os novos membros do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) no biênio 2017-2019 tomaram posse nessa quarta-feira (15) no auditório da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília

Durante a cerimônia de posse a ministra falou sobre a importância do CONADE para a elaboração e controle das políticas públicas e a responsabilidade dos novos conselheiros e do governo. “O CONADE foi criado para que a população com deficiência possa tomar parte do processo das políticas públicas a ela destinada, através do diálogo. Vocês tem uma grande responsabilidade nesse órgão colegiado e saibam que sempre podem contar comigo nas lutas”, afirmou a ministra.

O Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Moisés Bauer Luiz, foi eleito presidente do CONADE e ressaltou o papel dos conselheiros. “Nós precisamos de um conselho efetivamente atuante. E eu espero que consigamos dar mais força ao CONADE, tornando mais efetiva a participação social, buscando auxiliar o governo a aprimorar as políticas do setor” disse o secretário.

Representante da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, Marco Antonio Castilho Carneiro, foi eleito vice- presidente do CONADE e comentou sobre o papel da sociedade civil no fortalecimento do conselho. “Vamos trazer discussões transversais sobre a temática afim de garantir efetivamente na garantia dos direitos da pessoa com deficiência”, destacou Marco.

O evento contou ainda com a presença do secretário-adjunto de Direitos Humanos, embaixador Sílvio Albuquerque, da Secretária Nacional da Criança e do Adolescente, Cláudia Vidigal e parlamentares.

O CONADE

Formado por 38 conselheiros, sendo 19 da sociedade civil e 19 do governo, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência é um órgão superior de deliberação colegiada, criado em 1 de junho de 1999 para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social. O CONADE faz parte da estrutura básica da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário