segunda-feira, 23 de maio de 2016

Entidades estudantis confirmam ao MP que carteiras estão irregulares

Foto: Agora RN

A UNE, UBES e ANPG confirmaram ao Ministério Público que estão emitindo carteiras estudantis irregulares, fora dos padrões nacionais. Com isso, receberam um prazo de apenas 30 dias para corrigir todas as falhas. A informação foi repassada ao MP pelas entidades em reunião realizada na semana passada. No mesmo encontro, a União Norte-riograndense de Estudantes (Urne) e a UPEs comprovaram que já estão com seu documento 100% dentro da lei.

“É inacreditável que a UNE e a UBES, que participaram da formulação da nova lei, ainda estejam fora das exigências. Também é difícil de entender porque o MP concedeu mais prazo ainda para que as mesmas corrijam suas falhas, já que outras entidades conseguiram atender a todos os requisitos no tempo determinado anteriormente”, disse o presidente da UPES, Daniel Fernandes.

A polêmica em torno das carteiras estudantis vem se arrastando desde o início do ano, já que o governo federal decidiu exigir um certificado nacional emitido por uma instituição credenciada, liberando a emissão do documento pelas entidades estudantis. O certificado é um item de segurança criptografado, que todo estudante deverá ter a partir do que ficou definido pela lei federal.

Apesar disso, a UNE, UBES e a ANPG, que já confessaram não ter o certificado – o que torna suas carteiras ilegais – mas mantiveram a emissão do documento fora do que havia sido estabelecido, mesmo sendo elas as parceiras do Sindicato das Empresas do Transporte Urbano de Natal (Seturn) e da Prefeitura de Natal.

Recentemente o próprio MP já havia comunicado a todas as entidades que os documentos emitidos no Rio Grande do Norte eram considerados irregulares. Diante disso foi que a Urne e a UPES, por exemplo, corrigiram os erros e já conseguiram atender a todos os requisitos exigidos pela legislação. Mas, a UNE, UBES e ANPG continuam violando as regras estabelecidas em todo o país.

Quem desejar emitir sua carteira estudantil já regularizada pode se dirigir a Central do Estudante, no Via Direta, ou buscar outras informações no telefone 3206-0496.

Prefeito e vice demonstram otimismo com novos investimentos pelo Município

Foi durante a entrevista que Vilton Cunha e João Gustavo concederam no começo da tarde desta segunda-feira (23), ao TV Cidade, apresentado pelo jornalista Ismael Medeiros no canal 4 da Sidy’s, quando fizeram um balanço da gestão municipal.

Finanças
O prefeito elencou as dificuldades das finanças municipais, com a recessão, e o agravamento pela estiagem, “que felizmente deu uma trégua, com o nosso açude Dourado recebendo bom volume de água”.

Educação
O Vice-prefeito João Gustavo Guimarães fez referência a impossibilidade do Município em cumprir com o Piso dos Educadores, por causa da estagnação da receita, salientando que o Prefeito tem mantido diálogo com os professores.  “Ano passado o Fundeb chegou aos R$ 16 milhões, mas a previsão para este ano seja de R$ 14 milhões 700 mil”, lamentou Vilton Cunha.

Saúde
Prefeito e vice falaram de algumas dificuldades, como falta de médicos, 
agravada pela volta de dois do “Mais Médicos” a Cuba e os entraves com relação a contratação de médicos, pelo Município, até por falta de profissionais. Mas fizeram referência a ampliação de 8 para 17 equipes da Estratégia Saúde da Família, o processo de federalização do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, como altamente positiva, e ainda,  o bom êxito da implantação do Pronto Atendimento Municipal.

Obras
Vilton explicou que as obras paralisadas, geralmente se devem ao fato de as empresas vencedoras das licitações, alegarem que os recursos previstos não seriam suficientes e algumas questões burocráticas, que às vezes surgem. Mas destacou as obras do Teatro Municipal, da Creche Tipo B, no Bairro Dr. José Bezerra e da Creche Modelo Tipo C, no Bairro Paizinho Maria. Ainda destacou a meta de ampliação do Abatedouro Municipal, como também, para breve, a revitalização da Feira Livre de Currais Novos e as obras de pavimentação em vários bairros da cidade.


Apesar das dificuldades, o Prefeito Vilton Cunha e o Vice João Gustavo demonstraram otimismo com relação à liberação de recursos, provenientes de emendas parlamentares, para investimentos pela Prefeitura. 

Fonte: ASSECOM-PMCN

Som sem Plugs volta a Natal após incursão por Currais Novos

Foto de PMCN.
No primeiro desembarque na cidade de Currais Novos, o Som sem Plugs produziu com o artista plástico Assis Costa, que participa da segunda edição do Som na Tela (onde mostra processo criativo de artistas plásticos e sua relação com a música). No segundo dia, a equipe visitou a Casa de Cultura Popular da cidade, para um bate-papo com o agente de cultura, Francinaldo Moura.

Outro personagem importante da cultura currraisnovense é o artista plástico, João Antônio. Em conversa com o Som sem Plugs, no Centro Avoante de Cultura, espaço construído pelo João durante duas décadas, além de conversar sobre o centro, João também contou sobre sua arte, sua compreensão sobre cultura e sua história de vida.

No último dia da viagem, em retorno a cidade de Currais Novos, o Som sem Plugs gravou com Jubileu Filho e Chico Bethoven, na Pedra do Cruzeiro. Os músicos retornaram a cidade natal, exclusivamente, para participação no projeto.

O Som sem Plugs conta com o patrocínio da Cosern e a Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Nos apoios locais: Prefeito José Vilton da Cunha, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Currais Novos e Fundação Cultural José Bezerra Gomes.

Ampliando a UBS “Dr. Ferreirinha”

A Prefeitura de Currais Novos também está ampliando a Unidade Básica de Saúde “Dr. Ferreirinha”, no Bairro Dr. José Bezerra (Promorar).

Ampliação da UBS do Paizinho Maria

A Prefeitura de Currais Novos prossegue com a obra de ampliação da Unidade Básica de Saúde “Expedito de Araújo Lima”, no Bairro Paizinho Maria.

Homenagem da PMCN aos Garis

No ultimo sábado (21) foi servido na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, um café comemorativo aos Garis, cujo dia transcorreu dia 16 passado, e aos profissionais que atuam na limpeza urbana de Currais Novos.

Além do prefeito Vilton Cunha, prestigiaram o evento: o titular da Infraestrutura, Expedito Junior, o coordenador Donato Aprígio, Carlos Ibiapino, coordenador da limpeza, o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Daniel Nicolau, a Assessora de Projetos da Prefeitura, Chanclea Aragão, as vereadoras Celinha Medeiros e Maria Aparecida (Dadá), e o vereador Sérgio Henrique.

Currais Novos: Prefeito defende maior investimento no turismo

Foi durante a 27ª Reunião Ordinária do Conselho de Turismo do Polo Seridó, realizada na ultima sexta-feira (20), no auditório da CDL em Currais Novos, contando com as presenças do Secretário Estadual de Turismo, Ruy Gaspar, a Secretária Adjunta, Solange Portela, e representantes dos municípios com assento no Conselho.

O prefeito anfitrião, Vilton Cunha disse que é imprescindível a valorização do potencial turístico da região, com destinação de mais recursos, pelos governos, contando com um esforço junto às prefeituras e à iniciativa privada, para se criar as condições para que o turismo possa alcançar o patamar almejado.

O vice-prefeito, João Gustavo Guimarães, Secretário Municipal de Turismo anunciou as programações do Forronovos, de 16 a 19 de junho e a tradicional Festa de Sant’Ana, em julho.

Durante a Reunião do Polo Seridó, houve uma exposição, por Manoel Sidnésio (PRODEVTUR), sobre o Potencial Econômico do Turismo Religioso.

Ainda na pauta, a discussão e aprovação do Regimento Interno do Conselho de Turismo do Polo Seridó, a Indicação do Suplente do Interlocutor do Polo para o Programa de Regionalização do Turismo e a Definição do representante do Polo Seridó para o CONETUR.