sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Prefeitura de Currais Novos cria link para servidor retirar e consultar o contracheque

A Prefeitura Municipal de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Administração/Setor Recursos Humanos criou um link para que os servidores municipais possam ter acesso à consulta e impressão do contracheque. 
O link http://177.107.97.246:8070/contracheque só pode ser acessado pelo servidor que digitar sua matrícula e senha (últimos quatro dígitos do CPF).

Assembléia Legislativa do RN: Ginástica laboral é um dos muitos serviços oferecidos pelo Setor Médico da Casa aos servidores

Quando o educador físico Mário Carvalho chega a qualquer uma das mais de 20 salas que ele visita diariamente na Assembleia Legislativa, todos sorriem e se levantam. Mas nem sempre foi assim. Quebrar a rotina de trabalho dos servidores e convencê-los da importância de praticar a ginástica laboral não foi fácil. “No início as pessoas rejeitavam, se chateavam e não faziam mesmo. Com o tempo, foram tomando consciência e hoje pedem que eu venha mais”, conta Mário. Há seis anos ele promove o bem estar dos servidores da Casa Legislativa através da ginástica laboral, que dura entre cinco e sete minutos dentro do próprio ambiente de trabalho.

O serviço oferecido por Mário é apenas um dentre os diversos disponibilizados pelo Setor de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa, que tem como missão a prevenção, promoção e recuperação da saúde dos servidores da Casa e de seus dependentes. E os números provam que a missão vem sendo cumprida com louvor.

Entre os meses de janeiro e novembro de 2015, 3.754 atendimentos foram realizados nas áreas de clínico geral, cardiologia, ginecologia, psiquiatria, urologia, pediatria, gastroenterologia e ortopedia. “Este ano, conseguimos obter grandes avanços em diversos aspectos, principalmente nas áreas da enfermagem e da odontologia”, destacou a coordenadora dos serviços de saúde e assistência social da Assembleia, Ederlinda Dias. A dentista explicou que o setor de odontologia foi ampliado com a abertura de um segundo consultório e oferta de três turnos para cada sala. “É importante essa busca constante pela saúde e bem estar dos deputados, servidores e dependentes”, destacou.

Outra novidade de 2015 é a busca ativa de hipertensos e diabéticos nos setores da Casa. Iniciada no
mês de novembro, consiste na visita de enfermeiros aos setores para aferição de pressão e teste glicêmico. A receptividade vem sendo muito boa e conseguimos identificar portadores dessas doenças silenciosas. Assim tratamos da prevenção”, ressaltou Ederlinda.

O agente administrativo Márcio Mendes só tem elogios a fazer aos serviços oferecidos pelo setor. “Eu gosto muito. Sou hipertenso e tenho o hábito de sempre vir aqui para verificar minha pressão. Já me organizei e venho ao dentista a cada seis meses. Assim cuido da minha saúde e não preciso me ausentar do trabalho”, afirma o servidor.

A iniciativa dos profissionais de irem até onde o paciente está também foi aplicada durante a Festa do Boi, quando mais de 450 atendimentos foram feitos pela equipe de enfermagem, orientando o público sobre prevenção do câncer de mama e verificação de pressão arterial. Para este ano, o Setor de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa pretende implantar o atendimento na área de endodontia (tratamento de canal) e trabalhar com a projeção para abertura do terceiro consultório odontológico.

Memorial preserva história do Legislativo

unnamed
Um agradável passeio pelo Memorial do Legislativo Potiguar através de fotos, documentos, objetos, peças de vestuário, móveis antigos, entre outros artefatos, vai revelando detalhes e preciosidades de uma boa parte dos 180 anos de história da Assembleia Legislativa. Localizado no segundo andar da sede do Parlamento, o Memorial vem cumprindo um importante papel de resgate e zelo dessa história e o ano de 2015 foi especialmente dedicado a expandir suas atividades, através de ações e projetos que ampliaram a divulgação.

Até o momento, foram contabilizadas mais de 1.500 visitas. A população em geral e, mais especificamente, os estudantes de ensino médio e universitário, seja da capital ou do interior, buscaram o Memorial para aprofundar seus conhecimentos.

O acervo deste departamento é constantemente enriquecido através de um trabalho diário que a equipe realiza no garimpo de peças junto a familiares e amigos de ex-deputados e também de outras instituições. Próximo à sua inauguração, em dezembro de 2014, esta campanha foi intensificada e assim o Memorial conquistou boa parte do seu acervo atual, em trabalho que se renova e se enriquece diariamente.

Um protocolo de intenções com o Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) vai ampliar ainda mais essa visitação, através de convênios que serão firmados com universidades e escolas públicas. De acordo com sua coordenadora, jornalista Bernadete Oliveira, outros projetos importantes estão em curso. “Estamos trabalhando na criação das biografias de todos os parlamentares que passaram por aqui, desde o ano de 1835, quando a Assembleia foi instalada, até o período legislativo atual”,
informa a coordenadora.

Outras novidades estão para acontecer e potencializar a divulgação dessa história. Através de uma parceria firmada com a Secretaria de Informática, será criado o Memorial Virtual, um site no qual os internautas poderão acessar e conhecer todo o acervo. Nesse espaço serão incluídos mais de dois mil novos documentos e aproximadamente cinco mil fotografias.