quinta-feira, 30 de abril de 2015

A história do homem que perdeu os braços, após três descargas de 13.800 watts

Já pensou se você perdesse um dedo, durante um dia de trabalho? Difícil, né? Agora imagine, se você perdesse os dois braços?Foi o que aconteceu com o caicoense Edilson Jesus dos Santos, 32 anos. Ele teve os dois braços amputados após ter sofrido três descargas de 13.800watts enquanto instalava um outdoor, o ferro de fixação entrou em contato com a rede elétrica, levando ele a realizar 10 cirurgias, ficando 6 meses hospitalizado. Em sua entrevista vamos conhecer um pouco de sua história e saber o que mudou na sua vida, após esse acidente.
edilson jesus- casadaptada- amputado dos braços
Em algum momento você chegou a perder sua fé, pensou que ia morrer?

Não

Como seu acidente e sua deficiência foram compreendidos pelos seus pais, familiares e amigos? Como ficou sua vida após o acidente?

Todos sempre me apoiaram e aceitaram. Hoje vivo normal com algumas limitações, mas faço muitas coisas sozinho.

No seu dia-a-dia, quais as dificuldades que você enfrenta em razão de sua deficiência e como são superadas?

No dia de hoje só preciso de ajuda para limpeza e alimentação, o resto procuro ser independente.

Para você o que era felicidade antes do acidente? E o que é felicidade hoje?

Antes, era passar o final de semana bebendo.

Hoje, é simplesmente viver.

O que mudou dentro de você depois do acidente?

Tudo.

No seu dia-a-dia, quais são os limites impostos pela sua deficiência e como são superados?

Os limites são poucos, mas quando aparecem procuro enfrentar de cabeça erguida.

Enfrenta ou já enfrentou preconceito?

Não

Quais são seus projetos para o futuro?

Estudar e fazer um curso técnico em segurança do trabalho.

Deixe uma mensagem para os leitores do Casadaptada.

As dificuldades sempre vão existir, somos nós quem temos a escolha de enfrenta-las ou não, eu fui forte, eu sou forte, seja forte.

Implantação da guarda municipal, segurança e trânsito são temas de reunião do GGIM


O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) se reuniu na tarde desta quarta-feira (29) na Prefeitura Municipal de Currais Novos com o intuito de discutir diversos temas relacionados à segurança e trânsito do município, encontro este que contou com a participação do prefeito Vilton Cunha, da promotora Drª Mariana Barbalho, do delegado Antônio Pinto, Capitão Moacir, Tenente Nascimento, do secretário executivo do GGIE, Capitão Rodrigo Wanderley, do coordenador de estatística e de informações da SESED, Ivênio Hermes, além de representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública, da polícia ambiental, rodoviária e Conselho Tutelar.
Os membros do GGIM discutiram pautas como a realização de um seminário municipal de segurança pública e a semana municipal de segurança, que deverá ser realizada no início de junho. “A nossa gestão sempre esteve preocupada com a situação da Segurança Pública e temos voltado o nosso olhar para estes problemas, temos buscado soluções junto aos órgãos Estaduais e Federais. Temos o GGI-M funcionando plenamente, temos convênios com as Policias Militar e Civil. Mas o nosso principal ganho é ter todos os órgão de segurança Pública presentes no município articulados e integrados”, disse o prefeito Vilton Cunha.
No encontro também foi abordada a implantação da Guarda Municipal e a municipalização do trânsito. Para grandes eventos que deverão ser realizados em Currais Novos nos próximos meses, a SESED assegurou a implantação de plataformas de observação e delegacia móvel no município para colaborar com a segurança durante os períodos festivos. O secretário executivo do GGIM, Walter Antero, lembrou que o projeto de monitoramento de câmeras em Currais Novos está na fase de levantamento de dados técnicos. “Será marcada a visita dos técnicos da SESED para análise territorial e a marcação dos pontos de observação”, disse. “Esta reunião consolida a integração entre a Secretaria Estadual de Segurança e Poder Público Municipal, fortalecendo as parcerias institucionais”, comentou. De acordo com a promotora Mariana Barbalho, “quando se trabalha em conjunto os resultados são melhores”, mostrando que é necessário haver um trabalho em parceria entre os poderes de segurança.
Fonte:ASSECOM

Secretária e coordenadora da SEMEC participaram de fórum da UNDIME em Natal

“As políticas e a gestão da educação: diretrizes, possibilidades e perspectivas” foi o tema principal discutido durante o 15º Fórum da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (UNDIME – RN) que aconteceu nesta terça (28) e quarta (29) em Natal com representantes das secretarias municipais de educação, professores e representantes do Ministério da Educação. A secretária e a coordenadora municipal de educação de Currais Novos, Aparecida Medeiros e Fábia Lira, participaram do encontro e afirmaram que a reunião foi importante para ter um melhor acesso aos representantes do MEC e solicitarem mais recursos e projetos importantes para Currais Novos. Com os técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, Aparecida e Fábia participaram das oficinas do “Sistema de Gestão de Prestação de Contas” visando aprimorar os conhecimentos. “Foi o momento de reivindicarmos mais recursos para nossos projetos e obras em prol da educação municipal”, disse Aparecida.
O 15º Fórum da UNDIME contou com a participação da senadora Fátima Bezerra, do presidente do FNDE, Antonio Alencar, além de prefeitos e secretários municipais de educação. Ao final do encontro foi eleita a nova diretoria da UNDIME, onde a secretária de Currais Novos foi escolhida como uma das conselheiras do órgão. O objetivo do fórum é preparar os gestores para a etapa nacional onde poderão debater as políticas de gestões da educação, percursos da educação integral, desafios da nova escola, e o papel do FNDE no apoio às políticas municipais.
Fonte:ASSECOM

Assembleia Cidadã abre oportunidades por igual, diz artesã de Angicos

Para a dona de casa e artesã Dalvani Ferreira o programa Assembleia Cidadã chegou a Angicos numa boa hora. Participante do curso de biscuit ela agradece a Assembleia Legislativa pela oportunidade dada a todas as pessoas, por igual, sem distinção em todas as ações desenvolvidas em dois dias beneficiando, os moradores da cidade e da região Central.
“Gosto muito do artesanato e trabalho mais com o segmento de bordados. Com o programa aqui instalado, estou tendo a oportunidade de fazer esse curso. É muito importante para a minha cidade e para a nossa região a presença da Assembleia. Isso é um exercício de cidadania. Na minha opinião deveria até ter mais de dois dias”, afirma Dalvani.
Cadeirante ha mais de 50 anos, pois sofreu paralisia infantil aos nove meses, a artesã angicana, que não tem mais mãe nem pai, diz que o programa dá a oportunidade para muitos aprenderem a ter como ganhar “seus tostõezinhos” sem precisar estar pedindo emprego.
“Sou aposentada, mas o que ganho não é suficiente para viver bem e complemento com a venda, de casa em casa, dos bordados que produzo para melhorar a situação. Eu queria uma novidade para acrescentar ao meu trabalho e por isso estou fazendo o curso de Biscuit”, reforça Dalvani.
Determinada, Dalvani diz que perdeu a mãe há seis anos e o pai há cinco. Hoje mora em companhia de um irmão, que tem problema mental, mas a ajuda muito. “Ele é quem me leva pra todo canto e eu tomo conta da casa”.
No entendimento dela, sem a vinda da Assembleia Cidadã para Angicos seria muito difícil para as pessoas se deslocarem para outras cidades, por causa dos gastos com transporte e alimentação. Exemplifica que no caso do curso de biscuit, o local mais próximo onde ele é oferecido é na cidade de Assu.
“É por isso que estou muito feliz em participar desse curso oferecido pela Assembleia Legislativa. Ele vai me abrir novas oportunidades de produção artesanal”, conclui Dalvani Ferreira.
Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Na Assembleia Itinerante, Ezequiel apresentou solicitações que beneficiam municípios da região Central

ezequiel_ferreira001Durante a Assembleia Itinerante em Angicos, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, que preside a Assembleia Legislativa apresentou vários requerimentos. Ele defende que o Hospital Regional de Angicos seja transformado em uma unidade estruturada, para levar boas condições de saúde à toda região Central, através de um consórcio público.
“Esta é a saúde consorciada na legalidade, é a saúde consorciada no sustentáculo da região, é a saúde rateada nos custos, mas completa no seu atendimento. Mas é a saúde chegando a todos os que moram em Angicos. Vamos lutar para transformar o Hospital Regional num hospital com sócios na vida, que são os municípios que rodeiam Angicos, todos juntos, independentes da sua filiação partidária, misturados nas suas cores e crenças, pois todos são norteriograndenses”, frisou.
Ainda na Assembleia Itinerante, Ezequiel voltou a lembrar a implantação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros em Angicos, para atender os municípios da região. “A BR-304 é uma via de escoamento, mas também é uma via de acidentes. Por isto, Angicos precisa de uma base do Corpo de Bombeiros que terá como finalidade o salvamento, resgate, primeiros socorros, combate à incêndios, proteção civil, fiscalização de eventos e edificações, além de campanhas educativas”, justificou.
Casas de Taipa em Angicos
Através de requerimento apresentado ao Governo do Estado, o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira de Souza solicitou que seja feito um estudo de viabilidade técnica para substituir as casas de taipas, ainda existentes em Angicos.
Ezequiel mencionou moradias nos bairros de Cidade Nova, Alto da Alegria, Alto da Esperança e na comunidade rural de Rio Velho no município de Angicos.
Outras Solicitações
- Operação Tapa-buracos no trecho de principal escoamento da produção do município de Santana do Matos, a RN-41. O problema é notável e alguns buracos pedem a atenção dos motoristas para evitar acidentes. Também o trecho da RN-203, que liga Santana do Matos a Jucurutu, no Seridó.
- Recuperação do trecho da rodovia estadual da RN 129, que liga os municípios de Pedra Preta a Lages. Em virtude do iminente risco de acidentes, os condutores de veículos e a população têm enfrentado diariamente dificuldades ao trafegar pela RN-129.
- Restauração e readequação da quadra de esportes da Escola Estadual Aristófanes Fernandes, em Santana do Matos. Os alunos da Escola não dispõem de um espaço adequado para a prática desportiva. Esta ação trará inúmeros benefícios para a comunidade escolar.
- Perfuração de poços tubulares no município de Santana do Matos, para amenizar os problemas que poderão surgir, caso o colapso no abastecimento d‘água da cidade continue sob ameaça. O reservatório responsável pela manutenção do abastecimento na Zona Urbana encontra-se atualmente, com apenas 18% de sua capacidade.
Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Deputados estaduais participam da Assembleia Cidadã em Angicos

8100837265381c8568bdb2ef7a77cadbinter_250-300Atender a população nos serviços gratuitos de cidadania e saúde: esse é o objetivo da Assembleia Cidadã, programa da Assembleia Legislativa que atende nestas quarta (29) e quinta-feira (30) a população de Angicos. No início da manhã, os deputados estaduais participaram do programa e conversaram com a população.
Ao lado dos parlamentares que também participam da Assembleia Itinerante, o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PMDB), visitou os espaços montados na Praça Largo do INSS e destacou a importância do contato entre o Legislativo e a população.
“É com grande satisfação que instalamos a Assembleia Cidadã, que pela primeira vez chega a Angicos, dentro do nosso objetivo de aproximar cada vez mais o Legislativo das pessoas em todo o Rio Grande do Norte. Essa é uma prática de cidadania, com os deputados indo ao encontro do povo, que às vezes tem dificuldade de chegar à sede do Poder Legislativo, na Capital. Além de todos os serviços que são oferecidos no Programa, estamos trazendo novidades nesta edição de Angicos. Pela primeira vez são oferecidos serviços do Sebrae de cadastramento de micro e pequenos empresários individuais e também, do Procon Legislativo e do Procon Estadual”, disse Ezequiel.
Logo após a instalação dos trabalhos, Ezequiel, em companhia dos deputados estaduais e das lideranças locais: o vice-prefeito de Angicos, Deusdete Gomes (PTB), da presidente da Câmara Municipal, Nataly Felipe (PTB) e do vereador Nivaldo Gomes (PV) visitou todos os locais de atendimento da população de Angicos e dos municípios vizinhos.
Os 16 deputados presentes também visitaram a Escola Municipal Professora Maria Odila e acompanharam as ações de atendimento gratuito nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação beneficiando moradores dos municípios de Angicos, Ipanguaçu, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Lajes, Fernando Pedroza, Santana do Matos e Itajá.
“Estamos contando com 133 profissionais distribuídos nas áreas de atendimento. Nos preparamos para atender à população de Angicos e de toda a região Central, desta manhã até a quinta-feira à tarde”, afirma a coordenadora do Projeto, Magaly Cristina. Os atendimentos gratuitos oferecidos a população continuam na tarde desta quarta-feira (29) e nos turnos da manhã e tarde da quinta-feira (30).
Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Ezequiel visitou os espaços montados em Angicos para atender à população através da Assembleia Cidadã

Atender a população nos serviços gratuitos de cidadania e saúde: esse é o objetivo da Assembleia Cidadã, programa da Assembleia Legislativa que atende nestas quarta (29) e quinta-feira (30) a população de Angicos. No início da manhã, os deputados estaduais participaram do programa e conversaram com a população.
O presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira visitou os espaços montados na Praça Largo do INSS.“É com grande satisfação que instalamos a Assembleia Cidadã, que pela primeira vez chega a Angicos, dentro do nosso objetivo de aproximar cada vez mais o Legislativo das pessoas em todo o Rio Grande do Norte. Essa é uma prática de cidadania, com os deputados indo ao encontro do povo, que às vezes tem dificuldade de chegar à sede do Poder Legislativo, na Capital. Além de todos os serviços que são oferecidos no Programa, estamos trazendo novidades nesta edição de Angicos. Pela primeira vez são oferecidos serviços do Sebrae de cadastramento de micro e pequenos empresários individuais e também, do Procon Legislativo e do Procon Estadual”, disse.
Logo após a instalação dos trabalhos, Ezequiel, em companhia dos deputados estaduais e das lideranças locais: o vice-prefeito de Angicos, Deusdete Gomes (PTB), da presidente da Câmara Municipal, Nataly Felipe (PTB) e do vereador Nivaldo Gomes (PV) visitou todos os locais de atendimento da população de Angicos e dos municípios vizinhos.