terça-feira, 7 de abril de 2015

Nelter Queiroz defende criação da Universidade Federal do Seridó

nelterrn

O deputado Nelter Queiroz (PMDB) apresenta requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa solicitando que seja formada uma comissão parlamentar para ir a Brasília para, junto com a bancada federal do Rio Grande do Norte, desenvolver ações em defesa da criação da Universidade Federal do Seridó.

“Precisamos mobilizar a bancada federal para que trabalhe junto às autoridades do Governo Federal para a criação da Universidade Federal do Seridó. Já existe um Campus com estrutura para abrigar a Universidade, mas é preciso que haja um orçamento próprio. Por isso estou solicitando da Mesa da Assembleia que seja formada essa comissão estadual para ir a Brasília”, justifica o deputado.

Segundo Nelter, não adianta apenas criar cursos de medicina nas cidades sem uma estrutura financeira para o seu funcionamento. Mesmo assim, o ministro da Saúde Artur Chioro anunciou recentemente a abertura de vários cursos, mas na relação das cidades que vão ser beneficiadas não existe nenhuma no Rio Grande do Norte.

“Caicó já tem um curso de Medicina, mas a nossa luta, que também é da Igreja e de toda a sociedade da região, é pela Universidade Federal do Seridó. Essa universidade vai beneficiar 27 municípios do Seridó e mais o Vale do Açu”, destacou o parlamentar.

Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Prefeitura de Acari investe na educação de alunos especiais com a criação do projeto Escola Acolhedora

A Prefeitura de Acari está trabalhando para construir uma cidade inclusiva, formando cidadãos que superam barreiras, compreendem e respeitam as diferenças. A Administração que investe pesado na Educação também constrói um futuro para os alunos com necessidade educacionais especiais. Após implantar o Setor de Inclusão, a Secretaria de Educação e Cultura criou o Projeto Escola Acolhedora. 

O Projeto visa melhorar a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais da Rede Municipal de Ensino, garantindo melhores condições de aprendizagem e mais tranquilidades para as famílias. Ele tem um perfil de rede, pois envolve, além da Secretaria de Educação, as Secretarias de Assistência Social e Saúde. Serão disponibilizadas equipes multidisciplinares com psicopedagogo, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, terapeuta educacional, psicólogo e advogado.

Acari é um dos municípios do Rio Grande do Norte que investe mais na área da Educação. Enquanto a Lei obriga as prefeituras a aplicar o mínimo de 25% no setor, a Prefeitura de Acari destinou em 2014 exatos 41,45% do seu Orçamento para a Educação.

Fonte: Blog do Nelder Medeiros - Acari

MEC vai manter plano de tornar o ENEM DIGITAL

MEC vai manter plano de tornar o Enem digital
O Ministério da Educação (MEC) vai manter o plano de digitalizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo o secretário executivo da pasta, Luiz Cláudio Costa. A ideia foi anunciada pelo ex-ministro da Educação, Cid Gomes, que fez uma consulta pública online sobre a mudança. O novo formato prevê a aplicação da prova online.

Com isso, o candidato poderá agendar uma data para fazer o exame em um dos locais de prova autorizados pelo MEC. As questões serão sorteadas em um banco público de itens nas quatro áreas de conhecimento do exame – linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias. Atualmente, o banco de questões é secreto, e o exame é impresso e realizado apenas uma vez por ano, em uma mesma data para todos os candidatos.

Nesta segunda-feira (6), após a transmissão do cargo para o novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, o secretário disse, em coletiva de imprensa, que os treineiros, estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio que fazem o Enem apenas como o teste, poderão ser os primeiros a experimentar o novo sistema. "[O formato] ainda está em estudo. Aqueles que fazem o [exame] para treinamento, portanto, não têm pretensão a uma vaga, poderemos iniciar com esses estudantes", disse.

Segundo ele, o plano de tirar o Enem do papel e torná-lo digital é antigo. Agora, com base na consulta pública já finalizada, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estuda a possibilidade da migração. Segundo Costa, isso não ocorrerá em 2015. O secretário executivo explica que, para que a digitalização seja possível, haverá antes o aumento do banco de itens.

A nota do Enem é usada pelos estudantes para ingressar em instituições públicas e privadas de ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Mais de 6,2 milhões de candidatos participaram da última edição do exame, em 2014.

O novo ministro da Educação, Janine Ribeiro, comprometeu-se a manter também o Programa Diretor Principal, anunciado por Cid Gomes e que também passou por consulta pública. "Tem um grande número de escolas com mais de 600 alunos. Nelas que se concentrou a ideia de o governo federal dar ajuda para qualificar pessoas que pretendem ser diretores e diretoras, para melhorar a gestão", disse. "Temos perdas de valores devido a má gestão, temos que capacitar as pessoas para gerir", completou.

Fonte: Agência Brasil

Campus da UFRN em Caicó abre inscrições para Mestrado em Geografia

cerescaico
A UFRN teve aprovado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com conceito 4, o programa de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado Profissional (GEOPROF), que se destina a graduados com licenciatura em Geografia e outros licenciados.

Este é o primeiro programa de Pós-Graduação do Brasil que tem como área de concentração o ensino de Geografia. O programa também é pioneiro por integrar dois centros acadêmicos da UFRN: o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA (Campus de Natal) e o Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES (Campus de Caicó).

Do total de doze vagas ofertadas, cinco destinam-se ao Campus de Caicó. A coordenação do programa está sob a responsabilidade das professoras doutoras Ione Rodrigues Diniz Morais e Sandra Kelly de Araújo. Informações sobre o Processo Seletivo do GEOPROF (Edital) estão disponíveis em www.posgraduacao.ufrn.br/geoprof. As inscrições começaram dia 26 de março e encerram dia 30 de abril, sendo realizadas na forma online.

Jornalistas potiguares recebem homenagem da Assembleia Legislativa

Vinte profissionais de diferentes gerações e com as mais diversificadas experiências no campo da comunicação foram homenageados pela Assembleia Legislativa no Dia do Jornalista. A iniciativa foi do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) e lotou o plenário e galerias do parlamento.
"Temos a honra de receber neste dia grandes nomes da imprensa, profissionais que hoje trazem a responsabilidade de representar todos os jornalistas do Rio Grande do Norte. O dia de hoje é singular na Assembleia Legislativa e traz o ineditismo de reunir jornalistas com o encanto da larga experiência profissional e outros que na sua jovialidade são desbravadores de novos caminhos, cada um com sua história particular, lembranças e conhecimento de mundo”, afirmou o presidente.

O potiguar e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Murilo Melo Filho foi um dos homenageados e representou todos os colegas de profissão em seu pronunciamento. Seu célebre currículo inclui coberturas internacionais de guerras e é autor de um dos mais conhecidos textos da edição histórica da revista Manchete no dia da inauguração de Brasília, que teve um milhão de exemplares esgotados em 48 horas.
Murilo Melo agradeceu a deferência e em seu pronunciamento mostrou que ainda possui uma das principais ferramentas para o exercício da profissão, a boa memória, ao relatar fatos de sua infância, passando pela adolescência e juventude, quando estudou no Atheneu.

“Nunca fui outra coisa na vida a não ser jornalista e acadêmico. Entrei pela primeira vez num jornal para ganhar o ´rico´ salário de 50 mil réis por mês. Nossa profissão é maravilhosa quando exercida com dignidade, ética e entusiasmo”, afirmou.

Além de Murilo Melo Filho, os jornalistas homenageados foram: Alan Severiano, Vânia Marinho, Mussolini Fernandes (In Memorian), Marco Antônio Antunes (In Memorian), Jurandy Nóbrega, Anna Ruth Dantas, Carlos Magno Araújo, Daniel Cabral, Breno Perrucci, Dinarte Assunção, Diógenes Dantas, Juliska Azevedo, Renata Moura, Erika Zuza, Alex Medeiros, Bruno Barreto , Cristiano Couceiro , Cezar Alves e Canindé Soares.


Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Tarifas de serviços dos Correios terão reajuste de 9,3%

24qogq9nvq_4dmxjc02p2_file
O Ministério da Fazenda autorizou um reajuste linear de 9,329% nas tarifas e preços dos serviços postais de monopólio prestados pelos Correios.

A decisão consta de portaria assinada pelo ministro Joaquim Levy publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (7). O documento autoriza os valores máximos a serem cobrados pela empresa. Os preços finais, no entanto, devem ser definidos pelo Ministério das Comunicações.

Com o reajuste, uma carta comercial de até 20 gramas poderá custar R$ 1,41, conforme o que for decidido pelo Ministério das Comunicações. Um telegrama nacional pré-pago emitido na agência poderá custar R$ 8,50, por página.

Quem cabe fiscalizar a ACESSIBILIDADE?

Precisamos compreender a acessibilidade para além das questões arquitetônicas. São, pelo menos, mais cinco tipos: instrumental, metodológica, programática, atitudinal e comunicacional. E todos eles têm um único fim: eliminar as barreiras que impedem as pessoas com deficiência de ter as mesmas oportunidades que as demais.

Quais os locais precisam estar acessíveis? Todos aqueles de uso coletivo pois, conforme a Convenção da ONU dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a igualdade deve ser garantida a todos.

Conforme o Decreto 5.296/2004, “as entidades de fiscalização das atividades de Engenharia, Arquitetura e correlatas, exigirão o atendimento às regras de acessibilidade previstas nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT e na legislação específica. § 2o Para a emissão de certificado de projeto arquitetônico ou urbanístico, deverá ser atestado o atendimento às regras de acessibilidade previstas nas normas técnicas da ABNT e na legislação específica.”

E quem fiscaliza? A acessibilidade deve ser feita por todo agente incumbido de prezar pelo cumprimento das leis. O agente de trânsito deve garantir as vagas prioritárias para as pessoas com deficiência. O fiscal de obras deve levar em conta as questões arquitetônicas. As prefeituras não devem emitir licenças para eventos que não tenham acessibilidade.

O Decreto diz que: “§ 1º Para concessão de alvará de funcionamento ou sua renovação, devem ser observadas as regras de acessibilidade previstas nas normas da ABNT.§ 2º Para emissão de carta de ‘habite-se’ ou habilitação equivalente, quando esta tiver sido emitida anteriormente às exigências de acessibilidade contidas na legislação, devem ser observadas as regras de acessibilidade previstas nas normas da ABNT.”

Os papéis e as normas são claras e envolvem União, Estados e Municípios e os poderes. Descumprir significa negar direitos. Se nenhum dos responsáveis cumprir sua competência, devem ser acionados o Ministério Público, a Defensoria Pública e ainda existe a possibilidade de fazer denúncias pelo Disque 100.

Numa sociedade ideal, não haveria necessidade de fiscalização pois seus membros garantiriam os mesmos direitos a todos. Isso segue como uma de nossas utopias. Por enquanto, nos resta denunciar toda violação aos direitos da pessoa com deficiência, para assim, um dia, termos espaços acessíveis e humanos.

Fonte – Blog da Acessibilidade

AACD completa 65 anos ajudando mais de 23 milhões de pessoas com deficiência física

Foto do logo da AACD

Pautada pela responsabilidade social, respeito ao ser humano, ética, eficácia e competência, só no ano de 2014 a Instituição realizou mais de um milhão de atendimentos.

Referência no tratamento de pessoas com deficiência física de alta complexidade, a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente ajudou em seus 65 anos de existência mais de 23 milhões de pessoas com deficiência física. A Instituição já beneficiou mais de 50 milhões de pessoas, direta ou indiretamente. Apenas em 2014, foram mais de um milhão e trezentos atendimentos.

Privada e sem fins lucrativos, a AACD tem o propósito de trabalhar nas frentes necessárias para que as pessoas com deficiência possam atingir seu máximo potencial. Atualmente, conta com mais de 2.380 colaboradores e cerca de 1.750 voluntários espalhados por quinze unidades presentes em sete estados brasileiros, além da AACD Hospital, reconhecida como uma das mais importantes unidades hospitalares de cirurgia ortopédica de alta complexidade do Brasil.

Foram mais de 7.300 cirurgias realizadas no ano passado. A AACD Hospital foi inaugurada em 1993 e possui 129 leitos, incluindo internação e UTI, 10 salas cirúrgicas, mais de 800 médicos especialistas credenciados e aparelhagem necessária para a realização de cirurgias de alta complexidade voltadas ao aparelho locomotor e às lesões medulares.

Fonte: Vida mais Livre

COMUNICADO

COMUNICAMOS QUE A AUDIÊNCIA PÚBLICA 
SOBRE O PASSE LIVRE PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 
SERÁ REALIZADA AMANHà

DIA 08/04/2015, ÀS 14 HORAS.

Inauguração da nova base do SAMU Currais Novos aconteceu nesta terça, 07

Mais de mil vidas salvas em 2014 e milhares de “obrigados” são algumas das estatísticas contabilizadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU base Currais Novos em pouco mais de um ano de atuação nas cidades pactuadas com o serviço desde agosto de 2013, quando foi inaugurada a base descentralizada que atende 7 municípios circunvizinhos à Currais Novos. Na manhã desta terça-feira (07) a base ganhou sua sede própria na Av. Cândido Dantas, próximo ao Ginásio Agenorzão, com solenidade de inauguração que contou com a presença dos Prefeitos Vilton Cunha (Currais Novos), e Isaías Cabral (Acari), além da participação do Vice-Prefeito de Currais Novos, João Gustavo; dos Vereadores Curraisnovenses Dr. Eduardo Pontes e Dadá; secretários municipais e servidores; do coordenador médico do SAMU RN, Dr Cláudio Macêdo, e da coordenadora da base Currais Novos do SAMU, enfermeira Ana Lígia Maia. A nova sede do SAMU conta com uma ampla garagem para as ambulâncias de suporte básico e avançado, além de apartamentos confortáveis para os profissionais de saúde que atuam no serviço.
Considerado como um dos mais importantes serviços de saúde do Brasil, o SAMU atendeu ano passado 1.108 ocorrências na base Currais Novos. De acordo com o prefeito Vilton Cunha o serviço possui grande importância para a região, mas é necessário que o Hospital Regional tenha melhores condições para receber pacientes com traumas. “Precisamos de uma retaguarda para este serviço tão importante, e por isso que nossa luta é para que o Hospital tenha melhor estrutura e condições para receber estes pacientes”, disse Vilton, que lembrou a parceria com o Governo Federal, Estadual, e com os municípios pactuados para o funcionamento do serviço. O coordenador médico do SAMU disse que a equipe de Currais Novos é uma das que mais atende no Estado, percorrendo até 1.600km por dia. “Vale a pena estar em Currais Novos e salvar milhares de vidas”, disse Dr. Cláudio. A coordenadora da base no município agradeceu o empenho e dedicação dos companheiros. Após a solenidade o Diácono Genival fez a benção da nova sede.

As novas instalações passarão a funcionar na Rua João Dutra de Almeida, no bairro JK, em frente ao ginásio Agenorzão. A base contemplará também mais sete municípios da região do Seridó.

De acordo com a coordenadora geral do SAMU/RN, Cecília Picinin, a base contará com acomodações melhores e mais confortáveis para as equipes, dispondo, por exemplo, de banheiros no quarto, uma copa bem estruturada e garagem adequada para as ambulâncias. "Assim será possível garantir mais conforto e tranquilidade às equipes em seu processo de trabalho, contribuindo para que possam atuar com maior atenção e qualidade junto à população", disse. Além disso, a nova base ficará localizada na saída de uma RN, agilizando o acesso às ocorrências.

O SAMU 192 está presente em 64 municípios do Rio Grande do Norte, abrangendo uma cobertura populacional de cerca de 1,5 milhão de habitantes, o que corresponde a cerca de 75% da população do estado. Atualmente são 56 ambulâncias, 03 motolâncias, 02 caminhões baú, 05 segways, 01 aeronave e 03 carros 4x4.





















Fonte:ASSECOM

Sem estrutura, idosos e policiais enfrentam problemas em delegacia


Falta de acessibilidade é um dos problemas

A Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (Depi) não sofre somente com a falta de condições de segurança. Além de não ter como impedir ações de criminosos e vândalos, como a que resultou no furto de diversos itens nesta semana, o local não conta com estrutura mínima para atender população ou abrigar os policiais que atuam no prédio de dois cômodos.

Sem banheiro próprio e com uma sala de atendimento de 9 metros quadrados, a delegacia, situada no Alecrim, também não dispõe de estrutura para acessibilidade, o que dificulta até a entrada dos idosos no local. Segundo agentes, há a presença quase diária de ratos no ambiente e eles têm receio de contrair doenças durante o período de trabalho.

"A estrutura é sem acessibilidade, sem banheiro, sem segurança. Aqui não tem vigilância, não tem monitoramento. É sempre exposto. Já temos tentado a melhoria do local. Estamos aguardando soluções, a possível mudança para um prédio adequado, mas o tempo está passando e o trabalho é prejudicado", explicou o delegado Fábio Fernandes.

Material roubado

Criminosos arrombaram durante o final de semana o prédio onde funciona a Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso, no bairro do Alecrim, em Natal. Segundo agentes da unidade, foram levados cinco coletes à prova de bala, um par de algemas e um notebook, que era usado no serviço diário pelos funcionários.

A investigação sobre o caso está a cargo da 3ª DP, mas, até o momento, nenhum material foi recuperado.

Fonte: Tribuna do Norte

Polícia apreende celulares de adolescentes que divulgavam fotos de amigas nuas

A equipe de Polícia Civil de Santana do Matos, em parceria com o Ministério Público, deflagrou na manhã desta terça-feira (7) a Operação “Neverland”, com o objetivo de cumprir cinco mandados de busca e apreensão nas residências de seis adolescentes suspeitos de propagar imagens de jovens menores de idade nuas, através do aplicativo Whatsapp. Os mandados foram cumpridos em Santana do Matos, com a participação do Conselho Tutelar, e em Natal. Os envolvidos têm apenas 14 anos de idade.

Policiais cumpriram mandados de prisão em Santana do Matos e no bairro Planalto, em Natal

As investigações que culminaram com a Operação tiveram início em fevereiro deste ano, quando boletins de ocorrência foram formalizados na Delegacia de Santana do Matos, noticiando que imagens de adolescentes nuas estavam sendo divulgadas através de grupos do aplicativo Whatsapp. Além da divulgação das imagens, foi produzido pelos jovens um vídeo montagem, contendo não só as fotos de adolescentes da cidade, como também fotos de outras adolescentes originárias de outros municípios.

Ao longo da investigação, descobriu-se que tanto as aquisições das imagens das adolescentes, como as divulgações e transmissões, concentraram-se inicialmente, em um grupo de adolescentes da cidade de Santana do Matos, todos da mesma faixa etária e que pertenciam ao mesmo ciclo de amizade das vítimas. 

Utilizando-se da proximidade das adolescentes, alguns dos adolescentes passaram a constrangê-las para que elas transmitissem fotos nuas, e de posse da foto, compartilhavam entre si através do aplicativo para telefones.

Em um dos casos, um dos adolescentes prevalecendo-se de ter conhecimento que a adolescente havia traído seu namorado, passou a chantageá-la. "Se você não me enviar duas fotos nuas eu vou dizer para seu namorado que você passa chifre nele", teria dito o suspeito através do aplicativo. 

Sentindo-se ameaçada, e com receio de que fosse relatada a traição ocorrida no passado, a vítima enviou duas fotos nuas. E após receber as fotos, o adolescente continuou a chantageá-la, dizendo “caso você não fique comigo eu termino a amizade e divulgo suas fotos”.

Arquivo TN
Aplicativo Whatsapp é o mais popular utilizado na troca de mensagens através de telefones

Um outro jovem, colega de uma das adolescentes que foi vítima, prevalecendo-se do fato de que tinha adquirido a foto dela nua, passou a constrangê-la. "Estou com uma foto sua aqui e se você não me mostrar sua bunda agora, eu espalho". 

Há ainda relatos de que adolescentes de Santana do Matos participam de grupos do Whatsapp, composto por pessoas de todo o Brasil, os quais não se conhecem e nem sempre se identificam, reunindo-se apenas para repassar fotos e vídeos pornográficos, bem como marcar encontros. Não é possível saber se todos integrantes desses grupos são adolescentes, pois na sua maioria, apenas aparecem os números, não contendo fotos, nem o nome co proprietário do telefone. Há um adolescente que relatou na delegacia que participava de 62 grupos do aplicativo, e que não conhecia a maior parte dos integrantes desses grupos, pois eram originários de outras cidades e Estados. 

Em um caso específico na cidade, uma adolescente de 12 anos relatou que pessoas desconhecidas passaram a adicionar o telefone dela nesses grupos e enviaram um vídeo de uma mulher fazendo sexo oral em um homem. Como a adolescente não entendeu a cena, mostrou para sua mãe, que imediatamente tirou a adolescente do grupo.

"Infelizmente os atuais adolescentes estão tendo acesso a conteúdos pornográficos e aos mais diversos tipos de perversidade sexual, de forma prematura, sem necessitar sair de casa. Basta ter um celular que tenha acesso a aplicativos e a redes sociais para manter contatos com pessoas do Brasil todo, as quais nem sempre tem boas intenções com estes adolescentes", disse a delegada do município, Paoulla Maues.

Durante a Operação foram apreendidos sete telefones, dois pendrives, dois computadores e um cartão de memória. O material foi encaminhado para o Ministério Público para ser periciado. 

Com as buscas e apreensões de hoje, a Polícia Civil e Ministério Público pretendem não só constatar a autoria da divulgação das imagens das adolescentes, como também o responsável pelo vídeo montagem contendo as fotos destas adolescentes nuas e também de outras adolescentes do país.

O nome da Operação faz alusão à “Terra do Nunca”, do filme “Peter Pan”, um local onde os meninos não crescem.

Tipificação

O crime para quem oferece, disponibiliza, transmite, distribui, publica ou divulga por qualquer meio, fotografia contendo cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente está previsto no art. 241-A do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Fonte: Tribuna do Norte

Começa a ser cobrado IPVA de veículos de placas finais 3 e 4

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de automóveis e motocicletas com placas de finais 3 e 4 começa a ser cobrado nesta quarta-feira (08) e quinta-feira (09). O proprietário tem a opção de pagar o tributo em cota única, obtendo um desconto de 5%, ou dividir o valor total em três parcelas fixas, sendo a primeira quitada neste mês e as demais nos meses de maio e junho.

No mesmo período do vencimento do IPVA é arrecadada a taxa do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), que segue o mesmo calendário de cobrança da cota única do IPVA, de acordo com o final da placa do veículo. Porém, o benefício de parcelamento do valor do seguro só é autorizado aos proprietários de motocicletas, ônibus, micro-ônibus e vans.

Parelhas e Currais Novos no topo da epidemia de dengue no RN

A Secretaria de Saúde do RN divulgou ontem novo balanço sobre a dengue no Rio Grande do Norte. O número de notificações registradas até o último dia 04 de abril é 217,6% maior que o mesmo período do ano passado. Foram notificados 8.361 casos suspeitos de dengue no estado e 857 casos foram confirmados.

Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (2.094), Currais Novos (529), Parnamirim (457), Parelhas (431) e Mossoró (260). Quanto à incidência em dengue, 38 municípios apresentaram alta, 29 estão com média, 65 estão com baixa e 35 apresentaram incidência silenciosa.

“Dia do Desafio” será lançado nesta quarta, 08, com aula de ginástica no Largo do Tungstênio

termo de adesão de Currais Novos à edição 2015 do “Dia do Desafio” será assinado às 18h desta quarta-feira (08) no Largo do Tungstênio com a realização de atividades físicas do projeto “Academia na Praça”, solenidade que contará com a participação do prefeito Vilton Cunha, vice-prefeito e secretário municipal de saúde, João Gustavo, além de representantes do SESC, CDL e Sindicato do Comércio Varejista de Currais Novos.


O Dia do Desafio é um evento que acontecerá no próximo dia 27 de maio em todo o Continente Americano e tem como objetivo principal reunir a população em atividades físicas e incentivar a prática de exercícios. Em 2015 o desafio acontecerá em mais de mil cidades brasileiras sendo três no Rio Grande do Norte: Mossoró, Caicó e Currais Novos. No ano passado 81,22% da população curraisnovense se mobilizou durante todo o dia em atividades físicas e esportivas, e a expectativa é que neste ano o índice seja superado.

Fonte: ASSECOM