terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PRÊMIO SERIDÓ S/A, EMPRESA DO BEM.










Fotos Via: CN AGITOS

Doe Sangue Folia

CartazComeçou a contagem regressiva para o Carnaval. Nessa época, por conta das viagens, as doações caem em média 30%, enquanto o crescimento no número de acidentes provoca aumento na demanda por transfusões, principalmente nas emergências dos hospitais. Com o objetivo de ampliar o número de doações de sangue no período do Carnaval, o Doe Sangue RN lança a campanha “Doe Sangue Folia”.
Com o estoque em dia, é possível atender pessoas com doenças crônicas e também as emergências que surgem nos hospitais, Pacientes com anemias, com doenças como malária, além de situações de traumas e cirurgias, costumam recorrer aos hemocentros.
A campanha visa mobilizar pessoas de vários segmentos da sociedade, onde, estarão reunidos no dia 22 de fevereiro de 2014, doando sangue e partilhando vidas. Os doadores podem fazer as doações em um dos pontos de coleta do estado, nas cidades de Caicó,Currais Novos, Natal, Mossoró e Pau dos Ferros.
Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, levar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis.

Garibaldi e Henrique vão ajudar Currais Novos no projeto para o abastecimento

reuniao agua currais
Um projeto para evitar um colapso no abastecimento de água em Currais Novos foi à pauta da conversa do deputado Ezequiel Ferreira, do prefeito Vilton Cunha e do ex-prefeito Zé Lins, com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves e o ministro Garibaldi Filho. A presidente da CDL de Currais Novos, Francisca Galvão, e o vice-presidente Jailson Severo também participaram da conversa.
Henrique e Garibaldi ouviram uma solução técnica, do professor da UFRN, João Abner, doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento. Segundo Abner, é possível uma ampliação do sistema adutor que já abastece a Serra de Santana, o que também abriria um canal para Currais Novos. A adutora viria de Florânia, que tem uma tubulação de 350 mililitros, que vem da barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Um reforço no sistema elevatório também seria incluído, para não prejudicar o abastecimento das outras cidades.
“Além da classe política de Currais Novos e da sociedade civil organizada como a CDL, levamos nossa preocupação a Henrique e Garibaldi, para juntos lutarmos por uma solução. Currais Novos tem quase 45 mil habitantes e não pode ficar desabastecida. O nosso prefeito Vilton Cunha e o ex-prefeito Zé Lins também mostraram o problema”, comentou o deputado Ezequiel.
Fonte: Blog de Robson Pires

IV Expotec começa nesta terça em Currais Novos

image_previewO IFRN Campus Currais Novos dará início a mais uma Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (IV Expotec), evento que reúne palestras, minicursos, apresentações culturais, oficinas e apresentações de pôsteres produzidos pela comunidade acadêmica local de outros estados do Brasil. A IV Expotec acontecerá entre os dias 18 e 20 de fevereiro.
A abertura oficial do evento ocorre no auditório do campus a partir das 14h do dia 18, embora as atividades tenham início já pela manhã do mesmo dia, com o minicurso “O Uso de Imagens de Satélite no Estudo do Meio Ambiente”, ministrado pelo Prof. Wagner Alves, do IFRN.
A cerimônia de abertura terá a apresentação do Coro Vozes do Seridó e, na sequência, a palestra “Os Perigos do Uso Indevido das Redes Sociais na Internet”, ministrada pelo Prof. Francisco Monteiro Sales Júnior, do IFRN/Natal Central.
A IV Expotec reúne a Semana de Informática e a Semana de Alimentos, eventos que costumavam ocorrer em momentos distintos, apresenta uma vasta programação e está aberta à participação da comunidade.

Advocacia-Geral comprova investimento do INSS para assegurar acessibilidade em agências

A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, na Justiça, que o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) tem trabalhado para assegurar a acessibilidade de usuários com algum tipo de deficiência às agências de atendimento.
Com o posicionamento, os procuradores afastaram pedido de liminar do Ministério Público Federal de apresentação de projeto contendo todas as adaptações necessárias para “suprimir as barreiras arquitetônicas para cada Agência da Previdência Social (APS)”.
A Procuradoria-Regional Federal da 2ª Região (PRF2) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto (PFE/INSS) demonstraram que a autarquia previdenciária tem atuado para garantir o cumprimento da lei de acessibilidade. De acordo com dados apresentados pelas unidades da AGU, diversas reformas já foram realizadas nos últimos cinco anos, com investimento de R$ 65 milhões.
As procuradorias também apresentaram diversas iniciativas e programas para garantir a acessibilidade dos usuários, dentre elas a criação de cinco agências específicas para atendimento das pessoas com deficiência e a adaptação de cerca de 80 unidades para garantir a acessibilidade.
As unidades da AGU destacaram, ainda, o lançamento do Guia e Check List de acessibilidade com o objetivo de uniformizar e divulgar internamente, para todas as agências no território nacional, as normas arquitetônicas destinadas a garantir o acesso de pessoas com deficiência.
Para a procuradora federal Flavia Corrêa Azeredo de Freitas, do Núcleo de Demandas Instrumentais (NDI) da PRF2, o MPF ajuizou a demanda baseando-se em documentos antigos, sem a cautela de aferir se houve mudança no quadro estrutural da autarquia. “Restou demonstrado um amplo conjunto de medidas adotadas e em andamento no que toca ao tema da acessibilidade”.
O caso foi analisado pela 21ª Vara Federal do Rio de Janeiro que concordou com os argumentos apresentados pela AGU e reconheceu que a autarquia previdenciária tem trabalhado para adequar as agências as normas de acessibilidade.
A PRF2 e a PFE/INSS são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.
Ref.: Ação Civil Pública nº: 2013.51.01.032528-5 – 21ª Vara Federal do Rio de Janeiro.
Fonte: Âmbito Jurídico

Aprovado projeto que amplia acesso de pessoas com deficiência a serviços bancários

Bancos e operadoras de cartão de crédito devem oferecer atendimento adequado a pessoas com deficiência auditiva, como atendimento pela internet e cadastramento de representante legal para acessar serviços telefônicos de atendimento ao consumidor.
Pessoa utilizando caixa eletrônico

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou nesta terça-feira (11) proposta que cria mecanismos para facilitar o uso dos terminais eletrônicos de bancos por pessoas com deficiência. Os senadores acolheram substitutivo de Eduardo Amorim (PSC-SE) aos Projetos de Lei do Senado (PLS) 129/2007, 24/2008, 111/2008 e 278/2012. O texto aprovado também amplia o acesso de cegos a livros adquiridos por programas governamentais.

De acordo com o substitutivo, bancos e operadoras de cartão de crédito devem oferecer atendimento adequado a pessoas com deficiência auditiva, como atendimento pela internet e cadastramento de representante legal para acessar serviços telefônicos de atendimento ao consumidor.

Ainda conforme o texto aprovado, teclados e outros equipamentos de acionamento de, no mínimo, 5% dos terminais de atendimento bancário, ou pelos menos um por agência, devem estar equipados com sistemas acessíveis para pessoas cegas e ser fixados a uma altura que possam ser acessados por pessoas que usam carreira de roda.

Livros
O substitutivo também estabelece que livros adquiridos pelo poder público, como os do Programa Nacional do Livro Didático e do Plano Nacional do Livro e Leitura, sejam disponibilizados em portal na internet em formato digital passível de conversão para áudio.

O relator afirma que a mudança proposta à Lei de Acessibilidade (Lei 10.098/2000) não vai onerar significativamente os cofres públicos, uma vez que já existem programas de computador de domínio público que fazem a sintetização de voz para conversão dos livros em áudio.

Os títulos também devem ser disponibilizados com formatação adequada para a impressão no sistemabraile e depois colocados à disposição de bibliotecas públicas, escolas e entidades que representam pessoas com deficiência.

A matéria será analisada ainda pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE); Assuntos Sociais (CAS); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Fonte: Agência Senado