sábado, 25 de janeiro de 2014

Vacinação contra o HPV começará em março


A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) começará ser distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 10 de março e contemplará a faixa etária pré-adolescentes de 11 a 13 anos. Apenas no DF a campanha será ampliada ao público-alvo de meninas de 9 a 13 anos. A vacina protege contra quatro subtipos do vírus: 6,11, 16 e 18. Os dois últimos, segundo o Ministério da Saúde, são a causa de 70% dos casos de câncer de colo do útero no mundo.

A vacina contra o HPV será aplicada em três doses, que devem ser tomadas em escolas públicas, privadas ou em postos de saúde. A imunização dependerá do consentimento do responsável pela menina, que pode assinar um termo de recusa. A primeira dose será em março; a segunda, seis meses depois; e a terceira, daqui a cinco anos. Segundo especialistas com as duas primeiras doses, ela já estará protegida e, cinco anos depois, deve tomar outra para manter o efeito duradouro da vacina.

Em reunião com taxistas, Prefeitura discute melhorias para o transporte coletivo municipal

Reunião taxistas 02 
A Prefeitura de Currais Novos discutiu durante a manhã de sexta-feira (24) junto aos taxistas do município, ações importantes para a melhoria no transporte coletivo municipal.

O encontro aconteceu no Palácio Raul Macedo, sede do executivo municipal, e contou com a presença do prefeito Vilton Cunha, do secretário municipal de obras e serviços urbanos, Ricardo Bezerra, do diretor de setor de transportes da Prefeitura, Manoel Sávio, e de Albani Santos, representando a Polícia de Trânsito.

Vilton agradeceu a presença dos taxistas e disse que as ações programadas pela gestão municipal para a melhoria do transporte coletivo servirá para valorizar a categoria e oferecer melhores serviços à população.

“Agradeço a participação de todos, e unidos iremos conquistar grandes avanços”, disse o prefeito. O chefe do executivo municipal mostrou um modelo de adesivo da frota de táxi que será criado a partir de sugestões dos próprios motoristas.

Os taxistas agradeceram a receptividade e afirmaram que as reivindicações e o diálogo com a gestão municipal é uma forma de “valorização” da categoria.

Fonte:ASSECOM

Artesãs currais-novenses participam da 19ª Feira Internacional de Artesanato em Natal

????????

Tem início nesta sexta-feira (24) em Natal, a 19ª edição da Feira Internacional de Artesanato – Fiart, que acontecerá até o dia 02 de fevereiro no Centro de Convenções. A feira contará com 385 estandes regionais, nacionais e internacionais. As artesãs currais-novenses Lourdes, Sandra e Cleide, representam o grupo que comercializa no Centro de Artesanato da cidade. De acordo com o secretário da SEMTHAS, Eugênio Lins, a Prefeitura Municipal tem dado todo apoio necessário as artesãs e espera que o evento seja importante para o fortalecimento da economia local. “Enviamos obras e produtos importantes para serem expostas e comercializadas, e temos certeza que nosso produto currais-novense será um sucesso nessa grande feira”, disse Eugênio. O evento terá sempre programação cultural das 18h às 22h, e a Feira é aberta ao público às 15h.

ASSECOM – Prefeitura de Currais Novos

Cisternas para consumo humano construídas pelo SEAPAC em 2013 beneficiaram quase 20 mil potiguares

12390
 Uma das beneficiárias com cisternas no município de Bodó

O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) está finalizando um contrato junto a Fundação Banco do Brasil, que ao longo de quatro meses beneficiou 330 famílias, nos municípios de Bodó (170), Jardim do Seridó (28), Parelhas (35), Serra de São Bento (26), Boa Saúde (34) e Sítio Novo (37). Neste contrato, foram construídas 330 cisternas, que garantirá água de qualidade para o consumo de cerca de 1.320 pessoas.

De acordo com Damião Santos, coordenador do Programa de Convivência com o Semiárido, a parceira foi importante, no sentido de estimular o processo de fortalecimento da vida em comunidade, e da autonomia das famílias, no que diz respeito aos recursos hídricos. Com esta e as demais parcerias em 2013, junto a Fundação Banco do Brasil, e Governo do Estado/MDS, o SEAPAC já beneficiou com cisternas P1MC (Água para beber e cozinhar), 4 mil, 987 famílias, em 53 municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte, o que representa ações chegando a quase 20 mil potiguares, gerando trabalho e renda para 119 pedreiros das próprias comunidades rurais, e aquecendo a economia das regiões.