segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

São Paulo cria Delegacia de Polícia da pessoa com deficiência

Entre as atribuições da Delegacia estão os serviços de prevenção e repressão de crimes contra a pessoa com deficiência, recebimento, concentração e difusão de dados e denúncias de crimes e atos de violência contra a pessoa com deficiência.
Na manhã da sexta-feira, 03 de janeiro, foi assinado o Decreto que cria a primeira Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência do Brasil. O Governador Geraldo Alckmin, acompanhado da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, e do Secretário de Estado de Segurança Pública, Fernando Grella, assinou o documento para a criação da unidade, que será instalada no Departamento de Polícia Judiciária da Capital - DECAP.
Entre as atribuições da Delegacia estão os serviços de prevenção e repressão de crimes contra a pessoa com deficiência, recebimento, concentração e difusão de dados e denúncias de crimes e atos de violência contra a pessoa com deficiência.
Além disso, a unidade contará com equipe multidisciplinar que identifica o tipo de atendimento a ser prestado. Entre os profissionais que farão parte do grupo estão assistentes sociais, psicólogos e intérprete de Libras, que também reunirão informações sobre práticas de violência contra as pessoas com deficiência.
Durante seu discurso, a Secretária Dra. Linamara exemplificou o trabalho da equipe que irá compor a Delegacia. “O sistema de atendimento vai garantir o acolhimento diferenciado, estamos falando de sete milhões de pessoas com deficiência visual, que certamente tem dificuldade para atestar o seu boletim de ocorrência, para fazer a sua queixa, para assinar um documento e que agora encontra nessa delegacia as ferramentas de comunicação que permitirão que eles se sintam à vontade e seguros em sua manifestação”.
O Governador falou sobre o número significativo de pessoas com deficiência e a importância de se expandir essa ação. "Hoje nós estamos dando um passo muito importante criando a primeira Delegacia dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Brasil. Nós temos 45 milhões de pessoas com deficiência no País, 9 milhões só no Estado de São Paulo. Com certeza essa boa iniciativa vai prosperar por todo País".
A unidade vai prestar apoio prático às outras delegacias da cidade, além de oferecer orientação e consultoria às demais delegacias do Estado. A implantação da Delegacia será realizada pelas Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Segurança Pública de São Paulo.

A Delegacia da Pessoa com Deficiência será inaugurada daqui a 45 dias, no Palácio da Polícia Civil, à Rua Brigadeiro Tobias, 527, na Luz.

Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Nova lei de meia-entrada não resolve problema de cultura a deficientes

A nova lei da meia-entrada, publicada no Diário Oficial da União, foi recebida em tom mais moderado por alguns beneficiados
Novas regras incluem pessoas com deficiência entre os que podem pagar a metade do valor cobrado pelo ingresso de eventos culturais e esportivos
Novas regras incluem pessoas com deficiência entre os que podem pagar a metade do valor cobrado pelo ingresso de eventos culturais e esportivos
Brasília – A nova lei da meia-entrada, publicada no Diário Oficial da União, foi recebida em tom mais moderado por alguns beneficiados.
As novas regras incluem agora, por exemplo, jovens de 15 a 29 anos com renda familiar mensal de até dois salários mínimos e ainda pessoas com deficiência entre os q
ue podem pagar a metade do valor cobrado pelo ingresso de eventos culturais e esportivos.
Quem trabalha auxiliando pessoas com deficiência também foi beneficiado pela lei, que estendeu a meia-entrada para esses acompanhantes. Ainda assim, profissionais que atuam na área alertam que o desconto não soluciona o problema do acesso à cultura das pessoas com necessidades especiais.
“Antigamente, a gente ia para o cinema com uma pessoa cega e ficávamos descrevendo as coisas para eles. Isso ajuda, mas temos que pensar no direito de quem está ao lado e pode se incomodar com alguém falando”, disse Valeria Rocha Conde Aljan, assessora da direção do Instituto Benjamim Constant, que oferece ensino para pessoas cegas.
Valéria, que trabalha na instituição há quase 30 anos, explicou que hoje existem recursos como a audiodescrição que permite, com o uso de fones, que a pessoa ouça detalhes de expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela que não são percebidas pelos diálogos.
“A questão da meia-entrada é delicada. Dá acesso à parte econômica, mas a audiodescrição, que está previsa em lei, não está 100% [implantada]”, explicou a professora. “Sem esses mecanismos, a meia-entrada não vale nada”, completou.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), existem mais de 16 milhões de pessoas com deficiência visual total e parcial no país, mas a Valéria Aljan lembrou que o problema da acessibilidade, que limita os benefícios da meia-entrada como facilitadora do acesso à cultura, esbarra nos problemas de outros tipos de deficiência.
“No caso da deficiência auditiva, é o mesmo. Sem tradutores, a meia-entrada não tem efeito prático”, ponderou.
Professores do instituto lembram que muitas pessoas com algum tipo de deficiência acabam optando por alugar um filme ou vídeo de show para assistir em casa e, dessa forma, driblar os problemas da acessibilidade. Segundo eles, a questão econômica para esse público tem um impacto menor.
“Uma vez por mês, por exemplo, algumas peças [em cartaz no Rio de Janeiro] têm sessões com audiodescrição, e nesses casos é convite, é grátis”, disse Valéria Aljan.
Fonte: Exame

Inscrições para o ProUni devem ser abertas na próxima semana

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) deverão ser abertas na próxima segunda-feira (13) e poderão ser feitas até a sexta-feira seguinte (17). A previsão de data é do Ministério da Educação (MEC). O ProUni é destinado aos estudantes que querem concorrer a bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior.
Pode participar o candidato que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter tirado zero na redação e precisa ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou conseguido bolsa integral em escola particular.
O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais nas instituições privadas de ensino superior. As integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.

Sisu alcança mais de 607 mil inscritos no início da tarde

Com as inscrições abertas na madrugada de hoje (6), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou 607.210 inscritos até as 12h30. A inscrição é feita exclusivamente pela internet e vai até o dia 10. Na primeira edição de 2014, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.
Pode concorrer às vagas do Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tirou nota 0 na redação. Para se inscrever, o estudante vai precisar do número de inscrição e da senha no Enem. Quem estiver sem esses dois números pode recuperá-los no site do exame.
O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27. O prazo para a matrícula de quem foi selecionado na primeira chamada vai de 17 a 21 de janeiro e a matrícula da segunda chamada de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.

Mais de 1000 casas foram atendidas com serviços de saneamento em 2013

Obras saneamento 03Um serviço básico e de extrema importância para o saneamento e saúde pública, a recuperação e construção de tubulações de esgoto evitam a obstrução e diversos problemas para a população. Em 2013, a Prefeitura Municipal de Currais Novos através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos realizou 1.243 atendimentos em domicílios que necessitaram de algum reparo na tubulação de esgoto. A manutenção, que também é de responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN foi realizada em todos os bairros e comunidades do município. No total, foram construídos 568 metros de tubulações, 20 unidades de “caixa de passagem”, e restauração de 516 metros de tubulações.
Obras saneamento 02AÇÕES
Além dos atendimentos domiciliares e nas vias públicas, a prefeitura e SEMOSU realizaram outras ações de saneamento em Currais Novos durante 2013, tais como: fiscalização para combate do tamponamento de esgotos no leito do Rio São Bento, esgotamento de fossas em diversos bairros da zona urbana, e o saneamento da rua Riacho das Queimadas – onde antes funcionavam as lagoas de captação de esgoto da CAERN e que servia como escoamento de esgotos residenciais – com a instalação de 66 metros de canos de 200 milímetros (doados pela CAERN), e que servem para escoar os dejetos.
Obras saneamento 01CUIDADOS
Alguns cuidados devem ser tomados pela população para amenizar os entupimentos na rede de esgoto, principalmente evitar o acúmulo de lixo na tubulação. Descarte de alimentos na pia da cozinha, papel higiênico, absorventes e preservativos no vaso sanitário, são alguns dos exemplos de resíduos que podem causar danos no encanamento.
Fonte:ASSECOM

1º SERIDÓ BLOG

seriodó blog
Blogueiros do nosso Seridó não percam esta oportunidade, vamos fazer o maior encontro de blogueiros do Rio Grande do Norte!
Juntos somos mais!
Será dia 15 de fevereiro às 19 horas no auditório do CDL – Currais Novos, garanta já sua participação!
Os palestrantes serão:
Thyago Macedo
Formado em Jornalismo online, repórter por 4 anos do portal nominuto.com, comentarista no Jornal 96 transmitido pela 96 FM;
Sergio Costa
Repórter durante vários anos da TV União, atualmente repórter do Patrulha da Cidade (TV Ponta Negra) e programa O Povo no rádio (96 FM).
Ambos são repórteres policiais e responsáveis pelo Portal B.O. do jornaldehoje.com.br
Tema: Como explorar notícias de forma comercial, sem perder a credibilidade; 
 Enoque Albuquerque
Vice-diretor da editora Universitária da UFRN, administrador com mestrado em gestão de pessoas, analista de sistemas e escritor.
Tema: Como ter e ser conteúdo;
 Inscrições siga instruções do anexo:
http://www.sendspace.com/file/bz2nou
 Fonte: JBMoura.com

COMEÇAM A VALER NOVAS COBERTURAS DOS PLANOS DE SÁUDE


Na Quinta-feira (02), entra em vigor a nova cobertura obrigatória para beneficiários de planos, que passam a ter direito a 50 novos exames, consultas e cirurgias, a 37 medicamentos orais para tratamento domiciliar de câncer, além de coberturas específicas para 29 doenças genéticas. O novo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, editado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), beneficia mais de 42 milhões de consumidores de planos de assistência médica e outros 18 milhões em planos exclusivamente odontológicos, individuais e coletivos, em todo o país.
“O Rol 2014 trouxe avanços muito importantes para os tratamentos de saúde da população brasileira, como os medicamentos orais contra câncer, o rastreamento de doenças genéticas e as ampliações de cirurgias menos invasivas e de consultas com profissionais de diversas áreas. Essas inclusões representam maior cuidado com as pessoas e menores riscos à saúde”, destaca o diretor-presidente da ANS, André Longo.
Medicamentos orais para tratamento domiciliar contra câncer
A principal novidade no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde é a inclusão de tratamento para o câncer em casa, com medicamentos via oral. Passam a ser ofertados medicamentos para o tratamento de tumores de grande prevalência entre e população, como estômago, fígado, intestino, rim, testículo, mama, útero e ovário. A terapia medicamentosa oral contra o câncer promove maior conforto ao paciente e reduz os casos de internação para tratamento em clínicas ou hospitais.


Formatura do ABC



Parabéns Ícaro! 
A ACDF está muito feliz pela sua formatura do ABC. 

Pessoas com deficiência podem ter cota em candidaturas ao Legislativo

Cadeirantes acompanham uma sessão do Senado
Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência determina que seja assegurada às pessoas com deficiência a participação plena na vida política
Projeto que reserva para pessoas com deficiência pelo menos 5% do número de candidatos apresentados por partido ou coligação a vagas de vereador e de deputado federal, distrital e estadual pode ser votado Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa em 2014. De autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT), o PLS 553/2013 aguarda recebimento de emendas e, depois de votado na CDH, seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para votação em decisão terminativa.
O senador lembrou que a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário, determina que seja assegurada às pessoas com deficiência a participação plena na vida política, por meio da candidatura e ocupação de cargos eletivos. Para ele, a aprovação da proposta fará com que ações relevantes para as pessoas com deficiência ganhem espaço na agenda política nacional.
– Vale aqui o mesmo argumento que fundamenta a reserva de candidaturas por sexo: a agenda relevante para pessoas com deficiência só ganhará espaço na agenda política nacional por meio da voz e das ações das próprias pessoas com deficiência, na condição de candidatos primeiro e de legisladores eleitos num segundo momento – argumentou.
Pedro Taques destacou que a expansão, no Brasil, de políticas que concedem benefícios a grupos desprivilegiados responde ao reconhecimento crescente da importância de a igualdade de oportunidades atingir a totalidade dos cidadãos. Para ele, ainda existe uma lacuna significativa na legislação brasileira, já que ainda não é previsto um percentual de candidaturas, de todos os partidos e coligações, reservado para as pessoas com deficiência.
Fonte: Agência Senado

Conheça as tecnologias brasileiras que estão a serviço da acessibilidade

Luciana Novaes, tetraplégica vítima de bala perdida na Universidade Estácio de Sá, passou a utilizar o Motrix, conseguindo autonomia na utilização do computador
Luciana Novaes, tetraplégica vítima de bala perdida na Universidade Estácio de Sá, passou a utilizar o Motrix, conseguindo autonomia na utilização do computador
O programa do Globo Ciência sobre Acessibilidade, exibido no dia 1º de junho, visitou o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para conhecer de perto como funcionam os softwares direcionados a pessoas com deficiência. Desde programas de leitura de tela a aplicativos que podem ser comandados até mesmo por sussurros, o NCE busca, por meio de pesquisas nos mais diversos campos da informática, criar de produtos que tenham a tecnologia como suporte para promover acessibilidade no meio digital.
Um dos softwares apontado no programa foi o Dosvox (donwload), desenvolvido pelo núcleo desde 1993, que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz, viabilizando o uso de computadores por deficientes visuais. Em vez de simplesmente ler o que está escrito na tela, o Dosvox estabelece um diálogo amigável, pelo uso de programas específicos e interfaces adaptativas. Com o programa, é possível editar, ouvir e formatar textos, incluindo recursos para Braille; aplicações para uso geral, como agenda de telefones, calculadora, preenchimento de cheques; jogos; e ampliador de tela para pessoas com visão reduzida.
Quando se cria um software para pessoas com deficiência, o professor José Antônio dos Santos Borges, pesquisador do NCE, destaca que alguns fatores devem ser levados em consideração. “O ponto de partida é perceber um problema que as pessoas tenham que enfrentar, e equacionar com uma solução possível. Geralmente, esta solução envolve a conjugação de elementos computacionais e eletrônicos que não é trivial, e é necessário, com frequência, fazer uso de tecnologias que ou são pouco conhecidas, ou estão em fase de desenvolvimento precário. Estar com uma pessoa com deficiência presente durante boa parte do desenvolvimento do programa é fundamental, pois é da interação intensa entre o futuro usuário e o desenvolvedor que as soluções se apresentam como as mais adequadas”, ressalta o pesquisador.
E foi da convivência com sua esposa, a médica radiologista Lenira Luna, que é tetraplégica, que José decidiu desenvolver, a pedido dela, outro aplicativo, chamado Motrix (download). Na ocasião, Lenira o procurara para que ele pudesse criar um software que trabalhasse por meio do acionamento da voz. Com o Motrix, o controle do mouse e do teclado passa a ser feito unicamente pela voz, embora esses dispositivos não sejam desabilitados, permitindo, assim, que outra pessoa use o computador eventualmente.
No programa, sempre que uma tarefa é requisitada pela voz, ela é escrita na barra de comandos do Windows. Dessa forma, o usuário pode ter um retorno sobre o entendimento, ou não, do comando pelo reconhecedor dosoftware. Os comandos visam, essencialmente, realizar ações de mouse e de teclado; acionamento de programas do Windows, bem como a seleção de menus de comando do aplicativo. O sistema permite, ainda, a digitação soletrando, sendo que, para isso, o Motrix utiliza o alfabeto fonético adotado na aviação.
Seguindo a linha do Dosvox, o NCE, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), desenvolveu o Mecdaisy (download), aplicativo que permite a produção de livros em formato digital acessível, utilizando o padrão Daisy, sigla para Digital Accessibility Information System. O Mecdaisy possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, que pode ser de uma voz gravada, ou sintetizada. Vários países já empregam o padrão Daisy para publicar obras, cujo acesso pode ser feito por todas as pessoas, inclusive usuários com algum tipo de deficiência.
O NCE também desenvolve o microFênix v 2.0software direcionado a pessoas com comprometimento motor acentuado, cuja lesão impossibilita, ou dificulta, a capacidade de comunicação verbal, ou coordenação motora necessária para o uso do computador. Para utilizá-lo, o usuário emite um som qualquer para acionar uma das opções contidas nas telas de menu.
Outros softwares velhos conhecidos da acessibilidade são o Virtual Vision e o Jaws(Job Acess With Speech), ambos leitores de tela. No caso do Virtual Vision, que é produzido pela empresa MicroPower, o software faz uma varredura nos programas para buscar informações que podem ser lidas para o usuário. O aplicativo permite a navegação por menus, telas e textos. Já o Jaws, desenvolvido pela empresa Freedom Scientific, permite às pessoas cegas, ou que têm baixa visão, acesso a maior parte das funcionalidades do sistema operacional do computador, bem como configurá-lo. O programa possibilita manipular diretórios e arquivos, criar e editar documentos do Office e navegar na internet.
Mas a partir de qual momento um programa para pessoas com deficiência está pronto para ser lançado no mercado? Conforme explica José, não há uma homologação formal para esse tipo de software, e sim uma aprovação em uma bateria de testes operacionais feita por um grupo de testadores. No caso dos programas criados pelo NCE, é mantida uma lista de discussão frequentada por centenas de pessoas com deficiência, e os programas, ainda em fase de acabamento, são submetidos a este grupo, que fornece informações sobre as falhas, os pontos a melhorar e sugestões para alternativas. “É fundamental a participação desse grupo também, já que quando o programa é finalmente liberado em sua versão final, ele vai com poucos erros. Além disso, existe um conjunto de pessoas que pode servir como apoio a outros usuários, por já terem tido contato anterior com o software e dado sua contribuição, que é sempre muito valiosa”, ressalta o pesquisador.
Clique na imagem abaixo e assista na íntegra a matéria em vídeo sobre acessibilidade na informática
Globo Ciência - Acessibilidade
Fonte: Globo Ciência

Papa bom de bolso: Francisco doa 11 milhões para ajudar nas dívidas da Jornada Mundial da Juventude

O papa Francisco contribuiu com R$ 11,7 milhões para ajudar a saldar parte dos investimentos feitos para viabilizar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A informação é do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013. O papa Francisco reconheceu o grande trabalho do Comitê Organizador Local na organização da jornada, na capital fluminense, em julho passado. Desde que assumiu o pontificado, a participação na JMJ representou a primeira viagem internacional e primeiro retorno à América Latina. Sensibilizado, ele mostrou-se disposto a contribuir com ajuda financeira para saldar parte dos gastos na organização da JMJ, fato que foi concretizado hoje.
 
A jornada passou por auditoria independente da Ernst&Young que confirmou o déficit de R$ 91,3 milhões, registrado em 31 de agosto último. Após o evento, com a negociação com fornecedores, doações, campanhas e a venda de um imóvel, o saldo da dívida com credores diminuiu para R$ 43,2 milhões, dos quais R$ 20,28 milhões devidos a fornecedores e R$ 22,92 milhões decorrentes de despesas de alimentação. Com o valor doado pelo Vaticano, a dívida da JMJ com os fornecedores ficou em R$ 31,5 milhões.

UFRN abre inscrições para o SiSU a partir da próxima segunda-feira

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) receberá inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC) a partir desta segunda-feira, 6, até 10 de janeiro. A UFRN ofertará um total de 4.309 vagas, em 88 cursos de diversas áreas do conhecimento, nos campi de Natal, Currais Novos, Macaíba, Caicó e Santa Cruz. Em todo país, o SiSU vai oferecer 171.756 vagas em 115 instituições de ensino superior.
As inscrições devem ser efetuadas, exclusivamente, pela Internet (www.sisu.mec.gov.br), onde o candidato poderá escolher até duas opções de vaga, especificando a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno. Somente os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013 e que obtiveram nota acima de zero na prova de redação poderão se inscrever no processo seletivo do SiSU referente à primeira edição de 2014. O resultado da primeira chamada está previsto para acontecer no dia 13 de janeiro e a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro. Já a segunda chamada será no dia 27 de janeiro e o cadastramento em 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro. A terceira chamada ocorrerá em 13 de fevereiro e as matrículas em 18, 19 e 20 do mesmo mês.

Morre aos 66 anos o cantor Nelson Ned


O cantor Nelson Ned morreu na manhã deste domingo (5), aos 66 anos, devido a complicações de um quadro de pneumonia que o levou a ser internado no Hospital Regional de Cotia no sábado.
 
A informação de sua morte foi confirmada à Folha pela assessoria do hospital. No sábado, ele havia dado entrada na instituição com um quadro de infecção respiratória aguda, pneumonia e problemas na bexiga.

Veja a lista de Feriados Nacionais e Pontos Facultativos de 2014

O governo divulgou nesta Segunda-feira (6) os Feriados Nacionais e Pontos Facultativos de 2014. São ao todo 16 datas, sendo 09 Feriados Nacionais e 07 Pontos Facultativos. As datas foram publicadas no Diário Oficial da União.
Em abril, haverá um feriado prolongado, que emenda os feriados da Sexta-feira da Paixão (18) e de Tiradentes (21), que cai na Segunda-feira. Já o segundo semestre terá muitos feriados no fim de semana. Os dias da Independência, de Nossa Senhora Aparecida e de Finados caem no domingo, enquanto a Proclamação da República será observada em um sábado.
Veja na lista abaixo os feriados e pontos facultativos nacionais – não estão incluídas as datas comemorativas estaduais e municipais:
01/01: Confraternização Universal (Feriado Nacional) - Quarta-feira
03/03 - 04/03: Carnaval (Ponto Facultativo) – Segunda e Terça-feira
05/03: Quarta-feira de Cinzas (Ponto Facultativo até 14h) – Quarta-feira
18/04: Paixão de Cristo (Feriado Nacional) – Sexta-feira
21/04: Tiradentes (Feriado Nacional) – Segunda-feira
01/05: Dia Mundial do Trabalho (Feriado Nacional) – Quinta-feira
19/06: Corpus Christi (Ponto Facultativo) – Quinta-feira
07/09: Independência do Brasil (Feriado Nacional) – Domingo
12/10: Nossa Senhora Aparecida (Feriado Nacional) – Domingo
28/10: Dia do Servidor Público (Ponto Facultativo) – Terça-feira
02/11: Finados (Feriado Nacional) – Domingo
15/11: Proclamação da República (Feriado Nacional) – Sábado
24/12: Véspera do Natal (Ponto Facultativo após 14h) – Quarta-feira
25/12: Natal (Feriado Nacional) – Quinta-feira
31/12: Véspera de Ano Novo (Ponto Facultativo após 14h) – Quarta-feira
Fonte: G1