quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Nelson Mandela morre aos 95 anos

mm
O líder sul-africano Nelson Mandela, 95, morreu nesta quinta (5) em sua residência, em Johannesburgo, para onde havia sido levado no dia 1º de setembro após passar quase três meses internado para tratamento de uma infecção pulmonar.
O ex-presidente vivia em Johannesburgo com a mulher Graça Machel, viúva de Samora Machel (1933-1986), ex-presidente moçambicano.
Mandela foi o maior símbolo de combate ao regime de segregação racial conhecido como apartheid, que foi oficializado em 1948 na África do Sul e negava aos negros (maioria da população), mestiços e asiáticos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos.
A luta contra a discriminação no país o levou a ficar 27 anos preso, acusado de traição, sabotagem e conspiração contra o governo em 1963. Condenado à prisão perpétua, Mandela foi libertado em 11 de fevereiro de 1990, aos 72 anos. Durante sua saída, o líder foi ovacionado por uma multidão que o aguardava do lado de fora do presídio.

Fonte: uol

Inscrições para processo seletivo da UERN terminam nesta sexta-feira

Terminam nesta sexta-feira (6) as inscrições para o processo seletivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Os estudantes que desejam concorrer a uma das 2.180 vagas ofertadas, devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet, no site da instituição. A taxa custa R$ 110.
A UERN reserva 5% do total das vagas disponíveis para alunos portadores de deficiência, além de 50% para estudantes que tenham cursado todo o ensino fundamental e médio em escola pública. Para o candidato que se identificar como pertencente ao sistema de cota social e que se considera pessoa com deficiência, deve, obrigatoriamente, entregar a documentação exigida em um dos locais estipulados no edital no período de 16 a 20 de dezembro de 2013, das 8h às 17h.
Um dos destaques destaque do edital  é o aumento do número de vagas para curso de medicina, que é o mais concorrido da instituição. Ao todo, são oferecidas 60 vagas, 34 a mais que no processo seletivo de 2013.

Provas
A aplicação das provas do PSV acontece entre os dias 2 e 3 de fevereiro de 2014. O horário de realização do processo seletivo começa a partir das 13h30 (horário local), com duração de quatro horas. Para candidatos portadores de necesidades especiais, a prova tem o acréscimo de uma hora. O acesso ao local de realização das avaliações pelo candidato ocorrerá das 12h45 às 13h15. O PSV será aplicado simultaneamente nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó.

Fonte: G1/RN

Papa cria comissão especial para combater pedofilia

VATICAN-POPE-AUDIENCEO Papa Francisco formou uma comissão especial para a proteção de crianças, vítimas de abusos sexuais, e para a luta contra padres pedófilos, informou o Vaticano na manhã desta quinta-feira. O anúncio foi feito após após uma reunião do Pontífice com o conselho de oito cardeais que o ajudam a governar a Igreja e reformar a Cúria.
O anúncio foi feito pelo cardeal Sean O’Malley, arcebispo de Boston – cidade que foi epicentro dos escândalos de abusos sexuais nos Estados Unidos em 2002.

Currais Novos sedia o Centro de Conciliação e Mediação Seridó

A cidade de Currais Novos passa a sediar, a partir de hoje (5), o Centro de Conciliação e Mediação Seridó, fruto de um convênio celebrado entre a Justiça Estadual e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A parceria foi formalizada em uma solenidade realizada na Câmara Municipal de Currais Novos. Até a manhã desta quinta-feira, já haviam sido realizadas 256 conciliações no município, dentro da programação da Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo CNJ.
O evento de lançamento do Centro contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Aderson Silvino; do conselheiro do CNJ, Paulo Eduardo Teixeira; do presidente da OAB/RN, Sérgio Freire e o juiz de Currais Novos, Marcus Vinicius Pereira Júnior; do juiz auxiliar da presidência do TJRN, Fábio Filgueira; da promotora da Justiça Raíssa Jardim; do presidente da seccional da OAB, José Maria e da presidente da Amarn, Hadja Rayanne Alencar, entre outras autoridades.
O conselheiro Paulo Eduardo destacou que a conciliação é a melhor forma de resolver conflitos, já que a sentença resolve, mas não necessariamente pacifica. “No caminho da conciliação o nosso foco principal é o jurisdicionado, é o povo”, disse, acrescentando que há uma mudança de postura entre os operadores do Direito. “Antes se exaltava uma sentença pelo número de laudas que tinha. Agora, por sua efetividade, que pode ser descrita em uma ou duas páginas. O bom é fazer justiça com simplicidade”. O conselheiro elogiou a iniciativa no Seridó. “São nos pequenos gestos que estão as grandes soluções”, ressaltou.DSC_0559

Desenvolvimento Sustentável será tema de Seminário dia 10 na AMSO

CONVITE ADESE  10-12-13

Prefeitura inicia ciclo de entrevistas na rádio e TV para anunciar ações desenvolvidas em 2013

A Prefeitura Municipal de Currais Novos deu início a um ciclo de entrevistas nos meios de comunicação local para divulgar as principais ações desenvolvidas este ano e que trouxeram grandes benefícios para a população e contribuíram com o desenvolvimento da cidade. Nesta quinta-feira (05), o prefeito Vilton Cunha e o secretário municipal de obras e serviços urbanos, Ricardo Bezerra, participaram do “Jornal da 95 FM” para anunciarem as obras e ações desenvolvidas ao longo de 2013. O repórter Hessi Ramos indagou o chefe do executivo municipal sobre as principais dificuldades encontradas no início da gestão. “Tivemos um ano difícil principalmente por termos um período de estiagem prolongado, e além disso assumimos a prefeitura com inúmeras dificuldades”, disse Vilton. Sobre as ações da Prefeitura na área dos serviços urbanos, o prefeito elencou diversas obras realizadas este ano, tais como: pavimentação das ruas Riacho da Marcação, riacho do maxixe (com substituição das manilhas por tubos de esgoto de 200 mm), rua Dr. Einar Galvão, Magnesita, Rita Pereira (com recursos próprios), Turmalina e Águas Marinhas, além da retomada de diversas obras paralisadas. “A grande demanda da população é pavimentação, e Currais Novos foi contemplada com recursos do PAC 2 para pavimentarmos diversas ruas da cidade”, disse Vilton, que também lembrou de algumas emendas parlamentares para serviços nesta área. O secretário Ricardo Bezerra lembrou que ao assumir a SEMOSU encontrou inúmeras dificuldades. “Nos deparamos com a frota veicular municipal sucateada, prédios públicos abandonados, obras paralisadas, entre outros descasos”, disse. Mesmo com os problemas, Ricardo ressaltou o esforço da gestão municipal para a manutenção e recuperação dos prédios, assim como o retorno dos serviços nas obras. Vilton afirmou que a prefeitura municipal “avançou e realizou ações importantes para a cidade”. “Estamos lutando para conseguirmos recursos para a conclusão do Abatedouro Municipal, assim como para a revitalização da Feira Livre”, comentou o chefe do executivo municipal.
AÇÕES INFRAESTRUTURA
Durante a entrevista, o prefeito e secretário elencaram diversas ações desenvolvidas na infraestrutura em 2013: construção de 11 casas na zona rural para a erradicação de casas de taipas (convênio FUNASA), construção de quadra poliesportiva na Escola Municipal Ausônio Araújo (convênio FNDE), construção de passagens molhadas nas comunidades Cachoeira (concluída), Totoró (previsão para conclusão em 15 dias), Lagoa dos Santos (retomada após a conclusão do Totoró), construção de praça no bairro Dr. Silvio Bezerra de Melo (retomada após readequação do orçamento), construção de creche no bairro Paizinho Maria (em andamento), retomada da construção do Teatro Municipal, ampliação do Cemitério Municipal Nossa Senhora de Fátima (210 terrenos; realizada com recursos próprios), conclusão do esgotamento sanitário do bairro Dr. José Bezerra de Araújo, retomada da obra de esgotamento sanitário no Conjunto Gilberto Lins, recuperação da Biblioteca Municipal, recuperação das escolas Trindade Campelo, Francisco Rosa, Castelo Branco, Francisco Leônis, Professor Humberto Gama, Salustiano Medeiros, Ausônio Araújo, Gilson Firmino, Creche ‘O Mundo da Criança’, Creche ‘Marilene Matias’, Creche ‘Professor Salu’, Creche ‘Edinólia Melo’, Centro de Reabilitação ‘Crindélia Bezerra’, reforma dos postos de saúde do Povoado Cruz, Joaninha Parteira (bairro Gilberto Pinheiro), Mozar Dias de Almeida (Paizinho Maria) e Maria das Dores (JK), limpeza urbana com gastos reduzidos, limpeza de fossas sépticas na zona rural e urbana, reposição de diversas lâmpadas em postes da zona urbana e rural, e retirada de entulhos em diversas vias urbanas e rurais.
PROJETOS
No encerramento do “Jornal da 95 FM”, Vilton Cunha e Ricardo anunciaram alguns projetos que foram enviados ao Governo Federal para beneficiarem a população currais-novense: PAC 2 – pavimentação e qualificação de vias urbanas com contemplação de cerca de 67 ruas, com construção de calçadas de acessibilidade, recapeamento asfáltico nas principais vias da Feira Livre e construção de ciclovia no entorno do Rio São Bento; emendas parlamentares federais e estaduais que devem contemplar 15 ruas; e projeto de aproximadamente R$1.700,000,00 (um milhão e setecentos mil reais) para o Sistema de Esgotamento Sanitário do Povoado Cruz, através de convênio com a FUNASA.
Fonte:ASSECOM

FIQUE ATENTO!


Antes de fazer uma contratação, adapte-se. Não adianta apenas ter boa vontade em contratar uma dessas pessoas para sua empresa

Muitas empresas querem ter em seu quadro funcional alguns deficientes físicos. Porém, grande parte delas não sabe como agir quando esses funcionários passam a fazer parte da rotina da corporação. Contratar deficientes físicos é um sinal de responsabilidade social, já que muitas dessas pessoas enfrentam problemas sérios de inclusão no nosso país que, além de ainda muito preconceituoso, ainda não se adaptou estruturalmente para receber pessoas com necessidades especiais em seus espaços físicos.

Infelizmente, porém, as coisas não são tão simples como parecem. Não adianta apenas ter boa vontade em contratar uma dessas pessoas para sua empresa. Ouço dezenas de executivos reclamando que falta mão de obra qualificada. Muitos dizem que é difícil encontrar profissionais deficientes que tenham capacitação suficiente. Porém, sinto-me na obrigação de informar que a dificuldade em encontrar pessoas que atendam nossas exigências, hoje em dia, independe se ela precisa de algum cuidado especial. Há muitos profissionais deficientes físicos excelentes, sim, e dar oportunidade a eles é uma atitude excelente tanto para a empresa, quanto para a pessoa contratada.

Superada a questão da mão de obra escassa, ao receber um profissional deficiente físico é preciso tomar uma série de precauções. A primeira eu diria que é a conscientização que deve ser feita com os profissionais que já estão na empresa. É preciso que eles saibam lidar com uma pessoa que, porventura, possa vir a precisar de auxílio. É fundamental que todos sejam bem orientados para que ajam com zelo e educação com aquela. Acredito que não preciso nem comentar sobre os “apelidinhos” de mau gosto, que chamam atenção para peculiaridades do colega de trabalho. Isso é uma atitude extremamente repugnante e que não deve ser feita com ninguém dentro da empresa, pior ainda se for feito em zombaria de um problema que essa pessoa tem.

O segundo passo, e o que considero mais complicado para alguns empresários, é a adaptação de todo o espaço físico para dar conta de receber bem esses profissionais. É preciso levar em consideração que cada um precisa de um ajuste diferente. O cadeirante, por exemplo, precisa de espaços amplos, portas largas, rampas, e uma série de outras adaptações peculiares a eles. Já outro deficiente que use muletas precisará de outra série de adaptações. Os profissionais com deficiência auditiva precisarão de pessoas que saibam se comunicar com a linguagem dos sinais. E os deficientes visuais precisarão ter documentos em braile ou em tamanhos especiais para poder auxiliar qualquer cliente e/ou colega de trabalho.

Independentemente da necessidade especial do profissional que você pretende contratar, cada um deles precisará de investimentos diferentes. Por isso, antes de fazer uma contratação, adapte-se. Muito pior será receber alguém sem poder lhe oferecer condições dignas de trabalho.

Por fim, sinto-me na obrigação de lembrar que ter o rótulo de empresa responsável socialmente não pode ser o que norteia essa decisão. Quem toma uma atitude dessas por obrigação, só tende a fazer as coisas da forma mais tortuosa possível. É como ajudar uma pessoa com deficiência visual a atravessar uma rua. Ninguém é obrigado a ajudar, mas quem reconhece a importância disso e ajuda com vontade, faz da forma certa. Já, quem se sente obrigado a fazer e encara isso de forma penosa, fará tudo errado.
fonte: Blog Vida Executiva.




PARABÉNS PELO DIA DO VOLUNTARIADO.


Obrigado (a) a todos os voluntários da ACDF. 
Júlio César (Presidente), Betinha (Vice) e todos que fazem a ACDF.



Encontro Estadual da ASPOSBERN

DSC03880 

Currais Novos sedia no próximo sábado (07), o XVI Encontro da Associação dos Pais e Pessoas com a Síndrome de Berardinelli do estado do Rio Grande do Norte.

O evento que acontecerá na Loja Maçônica Fraternidade e Justiça III, terá a seguinte programação:

7h30min:
Café da manhã 

9h às 11h30min: 
Abertura do encontro e Celebração Ecumênica pelos 15 anos da ASPOSBERN

Reajuste dos Agentes Comunitários da Saúde sai da pauta da Câmara

O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), acaba de fechar um acordo com os representantes sindicais dos Agentes Comunitários da Saúde, adiando a votação do projeto de reajuste de seu piso salarial para o ano que vem. 

Diante do impasse, que paralisou as votações na Câmara, e da posição irredutível do Planalto, os Agentes aceitaram deixar o tema para ser apreciado no retorno do recesso em março de 2014.
“Vamos retirar da pauta o reajuste dos Agentes Comunitários da Saúde. Nas circunstâncias atuais, eles concordaram em deixar para o ano que vem”, relatou Alves.

Ilimar Franco

Semana de Conciliação será encerrada com audiência pública

Nesta quinta-feira (05), na Câmara Municipal de Currais Novos, às 9h, acontece audiência pública de encerramento solene da Semana Nacional de Conciliação na Comarca.
O Dr. José Maria, presidente da subseccional da OAB, confirma que o evento contará com as presenças do Ministro Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira, do Conselho Nacional de Justiça, do Desembargador Aderson Silvino da Costa, Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, do Advogado Sérgio Eduardo da Costa Freire, Presidente Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil e do Procurador Geral de Justiça Rinaldo Reis e demais autoridades e sociedade civil.