quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

III Conferência Nacional das Pessoas com Deficiências


A Conferência Nacional das Pessoas com Deficiência realizado nos dias 02 à 06 de dezembro de 2012, Currais Novos foi representada por Veruska Karla Candido Dantas, Vice- presidente do COMADE - Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Segundo Veruska, "o evento foi produtivo para todos que participaram do evento, pois estavam lá para defender seus direitos de melhorias, acessibilidade e inclusão social dentro do mercado de trabalho, haja vista que as empresas de certo modo exclui as pessoas com deficiências". 

A conferência contou com 9 eixos temáticos contendo propostas a cerca de melhorias para inclusão social da pessoa com deficiência.  O 1º eixo: Educação, 2º Cultura e Lazer, 3º eixo: Trabalho e Reabilitação Profissional, 4º eixo: Acessibilidade, 5º eixo: Comunicação, 6º eixo: Transporte e Moradia, 7º eixo: Saúde, Prevenção, Reabilitação Órtese e Prótese, 8º eixo: Segurança e Acesso á Justiça e 9º eixo: Padrão de Vida e Proteção Social.

Cada temática tratada nos eixos foram bastante discutidas pelos participantes da III Conferência para poderem manter seus direitos e conquistar novos direitos. Este evento é a oportunidade perfeita para levarem as propostas e lutar, começando pelo município até chegar na esfera nacional. 

O estado do Rio Grande do Norte obteve um número elevado de propostas escolhidas pela III Conferência. Um ponto negativo notado pelos participantes do RN, foi a falta de acessibilidade na capital do país, Brasília - DF, a capital não estar preparada para receber pessoas com deficiências, apesar de sediar um evento voltado para pessoas com deficiências, a própria cidade possui "deficiências" arquitetônicas, isto mostra que a cidade não estar pronta para a Copa do Mundo de 2014 para receber os turistas durante o evento, há de trabalhar a questão de ACESSIBILIDADE para as pessoas com deficiências.
 
Delegação do Rio Grande do Norte 


Fonte: Veruska Karla Candido Dantas