quinta-feira, 7 de junho de 2012

Isaú Gerino assume Sec. de Estado da Saúde Pública


O médico Isaú Gerino Vilela da Silva assumiu na tarde desta quarta-feira (06) a titularidade da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A solenidade aconteceu no auditório da Governadoria e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini.


"Nós estamos diante de um grande desafio. Reconhecemos que a Saúde tem graves problemas, precisamos solucionar com um trabalho conjunto. O Secretário tem toda minha confiança, o meu apoio e tenho certeza que, com a experiência que ele tem de toda uma história de vida como professor, diretor hospitalar, médico cirurgião, conhecendo o sistema SUS, nós vamos conseguir melhorar e solucionar problemas que muitas vezes são pequenos, mas que fazem grandes transtornos para a população", disse a Governadora.


O cirurgião-geral Isaú Gerino, agradeceu o convite e a confiança da Governadora. "Espero poder retribuir à altura, tão honroso convite". Ele destacou que as prioridades da Secretaria serão as prioridades da Governadora e que pretende fazer melhor uso do Sistema Único de Saúde, de forma prática e que dê respostas imediatas e eficazes para a população. "Pretendendo ainda conduzir uma gestão voltada para a regionalização do SUS, com investimentos em hospitais regionais e descentralização do Samu. Dessa forma é possível reduzir a busca pelo atendimento de urgência do hospital Walfredo Gurgel". Ele se mostrou preocupado com o problema do desabastecimento nos hospitais. "É preciso investigar e encontrar soluções para as irregularidades nos repasses de verbas para as unidades de saúde. Temos que resolver o mais rápido possível o problema da falta de leitos nas unidades de terapia intensiva".


O novo Secretário lembrou que, em sua mensagem anual, a Governadora Rosalba Ciarlini fixou metas, tais como: fortalecer a política de atenção primária e especializada com a criação de quatro redes prioritárias de urgência e emergência, materno infantil oncologia e saúde mental, além das redes da pessoa com necessidades especiais, da pessoa idosa e da oftalmologia; aprimorar a rede de urgência com a expansão e adequação do serviço de atendimento móvel e urgência; construção do hospital de trauma de natal, com a oferta de 120 leitos; promover a atenção à saúde da mulher e da criança, "e essa meta já foi cumprida, como a instalação de um hospital materno infantil, em Mossoró, o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, que está funcionando atualmente com 52 leitos", disse.


"Trago comigo ferramentas indispensáveis ao gestor público, tais como: laços de amizades, vontade, compromisso e experiência adquirida no dia a dia dentro do âmbito hospitalar. Esse é um momento de unirmos esforços em prol de uma Saúde Pública", concluiu.


PERFIL
Isaú Gerino tem 34 anos de experiência na profissão médica, 12 deles dedicados à gestão de unidades hospitalares. Ele participou de diversos cursos de qualificação, além de especialização em gestão hospitalar, destacando entre eles a especialização através do curso franco brasileiro, realizado pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil com a França com a elaboração de Manual de Gestão Hospitalar e implantação do Samu nacional aos moldes do Samu do governo francês.


Isaú Gerino foi diretor do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina) por dois períodos e diretor administrativo do Hospital Professor Luiz Soares (Policlínica) por três anos. Ele é especialista em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública Brasil/França; pós-graduado em Medicina do Trabalho; membro do Conselho Estadual de Saúde Pública e foi presidente da Comissão de Parecer Técnico da Sesap na gestão de Ivis Bezerra, quando este esteve à frente da Secretaria.

AOS ASSOCIADOS


AMANHÃ: SEXTA-FEIRA, ÀS 15H, NA ACDF, VAI HAVER DISTRIBUIÇÃO DE VERDURAS E PAMONHAS (SÍTIO QUANDU), PARA OS (AS) ASSOCIADOS (AS), QUE ESTIVEREM "EM DIA" COM OS SEUS DIREITOS E OBRIGAÇÕES. LEVEM SACOLAS. DE PREFERÊNCIA, SOBRANDO. 

ATENCIOSAMENTE: BETINHA.

Aplicativo p/ celular guia deficientes visuais por voz


Pesquisadores da USP desenvolveram um aplicativo para celulares que ajuda deficientes visuais locomoverem-se pela cidade.
O Smart Audio City Guide – guia auditivo inteligente para cidade, em tradução livre – rendeu aos estudantes Renata Claro, Gabriel Reganati e Thiago Silva, o terceiro lugar na Imagine Cup, um concurso de inovação promovido pela Microsoft.
O aplicativo utiliza informações geolocalizadas e GPS, sendo alimentado por informações de qualquer usuário da rede, de maneira colaborativa.
Qualquer pessoa que possua o aplicativo poderá enviar e receber informações sobre determinadas localidades, que são transmitidas na forma de áudio.
Por exemplo, pode-se enviar a informação “aqui há um orelhão” para o sistema, que registra automaticamente a localidade.
Na próxima vez que um usuário do aplicativo estiver passando pelo mesmo local, ele recebe a informação enviada anteriormente.
O usuário também pode receber as informações ao tocar a tela do aparelho em qualquer ponto.

Docentes da UFRN decidiram por realização de plebiscito para votar indicativo de greve


Em Assembleia massiva e participativa, os Docentes da UFRN decidiram pela realização de um plebiscito no próximo dia 12 de junho para decidir sobre o indicativo de greve para o dia 15 de junho. Após mais de duas horas de debate, os professores aprovaram o indicativo de greve com 54 votos favoráveis à realização e 49 contrários, havendo ainda 3 abstenções, para ser votado no plebiscito.

Para o presidente do ADURN-Sindicato, João Bosco Araújo, a Assembleia “se apresentou como um espaço legítimo, democrático e representativo para que a categoria pudesse discutir a reestruturação da Carreira e se posicionar diante dos acontecimentos. Contudo, pelo nosso Estatuto, a decisão sobre a realização de greve só pode ser feita em plebiscito”.

Durante todo o processo de negociação, os dirigentes do PROIFES e do ADURN-Sindicato tem defendido que a negociação deverá, até o último momento, pautar as ações da entidade e dos sindicatos federados. “As Diretorias destas entidades têm apostado na negociação e mobilizado suas forças para destravar esta roda de negociação e avançar nas conquistas das demandas da categoria. Mas respeitaremos a decisão da categoria em levar à votação o início da paralisação na UFRN e encaminharemos a realização do plebiscito e seu resultado”.

Câmara decide que SUS terá de tratar paciente com câncer


A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (5) projeto de lei que prevê prazo máximo de 60 dias, a partir do diagnóstico, para o início do tratamento de pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Como tem origem no Senado e sofreu alterações na Câmara, a proposta volta para análise dos senadores antes de ir à sanção presidencial.
“O paciente com neoplasia maligna (câncer) tem direito de se submeter ao primeiro tratamento junto ao Sistema Único de Saúde, no prazo de até 60 dias contados a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso registrado no prontuário único”, diz o projeto aprovado pelos deputados.
O texto estabelece como início do tratamento a realização de cirurgia, início da quimioterapia ou da radioterapia, conforme o tratamento indicado para o tipo de câncer diagnosticado no paciente.
O projeto aprovado pelo plenário prevê ainda que os pacientes com câncer “acometidos por manifestações dolorosas” terão acesso “gratuito e privilegiado” a analgésicos derivados do ópio e “correlatos”, como a morfina.
O texto afirma também que os estados onde houver regiões sem serviços especializados em oncologia deverão produzir “planos regionais de instalação dos mesmos, para superar a situação”.

Fonte: G1

Prefeitura de Currais Novos desmente boatos de que o evento seria cancelado

Devido a boatos de que o Forronovos estaria sendo cancelado, nossa equipe entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Currais Novos e fomos e informados que a programação continua do mesmo jeito, com todas as bandas e os mesmos dias de festa. Ainda segundo a assessoria, a única recomendação recebida pelo Ministério Público foi sobre divulgação de nomes de pré-candidatos, fato que não pode acontecer nos eventos.

Fonte: Jean Souza.


PROGRAMAÇÃO MUSICAL:

Dia 08 (Sexta) – Forró Pegado, Antônio Lins e Grupo Seridó
Dia 09 (Sábado) – Forrozão Só o Mii e Tá Danado de Bom
Dia 10 (Domingo) – Saia Rodada e Bastinho do Acordeon
Dia 13 (Quarta) – Desejo de Menina e  Ivo do Acordeon
Dia 14 (Quinta) – Sinderley Jatobá e Banda, Um sonho a Mais
Dia 15 (Sexta) – Rabo de Vaca e Otávio Santiago
Dia 16 (Sábado) – Os Mimosos e Antônio Macedo e Banda

Curso Sabor & Gestão: Boas ideias para alimentação fora do lar


Empresários de bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques terão a oportunidade de participar do curso ‘Sabor & Gestão: boas idéias para alimentação fora do lar’, elaborado pelo SEBRAE Nacional. Com uma metodologia que alia vídeos, conteúdos impressos e trabalhos em equipes, a capacitação utiliza uma linguagem leve, interessante, bem-humorada e próxima da realidade dos participantes.
O conteúdo do curso é dividido em ‘cardápios’: produto, compras, atendimento, equipe, estrutura, preço, gestão, marketing, boas práticas e responsabilidade social. Em cada ‘comanda do capítulo’, os participantes da capacitação são levados a refletir sobre importantes aspectos do seu negócio, a reconhecer as atitudes que fazem a diferença e a buscar a sua própria receita de sucesso.
Público Alvo: Empresários do segmento de alimentação, empreendedores em potencial e estudantes do Curso de Turismo e Administração.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NO CURSO:

• Importância da padronização do produto na lucratividade;
• Relação entre qualidade e preço;
• Qualidade no atendimento ao cliente;
• Gestão de pessoal com base no perfil do negócio;
• Capacitação como peça fundamental;
• Escolha de equipamentos e utensílios ligada ao produto oferecido;
• Formação do preço de venda;
• Estratégias e técnicas de controle operacional e financeiro

Período: 25 a 29/06/2012
Horário: 14h às 18:45h
Investimento: R$ 30,00
Local: SEBRAE Currais Novos
Inscrição: SEBRAE Currais Novos, Rua, Lula Gomes 112
Informações: 84 3405-7501

Dilma anunciou a liberação de R$ 15,1 milhões para UPAs e UBS do RN



O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (6) a seleção de projetos para construção e ampliação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os benefícios vão contemplar 125 unidades de saúde potiguares. Serão repassados recursos federais para a construção de uma nova UPAs e para ampliação de outras duas. Para as UBS, serão ampliados 122 postos. Ao todo, serão investidos R$ 15,1 milhões, sendo R$ 4,2 milhões para as UPAs e R$ 12,1 para as UBS. Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
 
"Esses novos serviços para a população representam o compromisso do Governo Federal em aumentar o acesso, com qualidade, dos cidadãos aos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde). As UPAs e UBS estão inseridas nas redes prioritárias do Ministério da Saúde, que buscam desafogar os atendimentos nas emergências e ampliar a assistência especializada", destaca o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 
Reforço à atenção básica - Os recursos liberados pelo Ministério da Saúde serão usados para ampliação de 5.459 unidades básicas em 2265 cidades brasileiras. A medida faz parte do programa Saúde Mais Perto de Você, que está aprimorando os serviços de atenção básica do SUS.
As Unidades Básicas de Saúde são locais onde o cidadão pode receber atendimentos básicos e gratuitos em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem, odontologia e outros atendimentos essenciais. As Unidades Básicas de Saúde resolvem 80% dos problemas de saúde da população do território que ela é responsável e promovem hábitos saudáveis de vida.
 
Apoio às emergências - Responsáveis por prestar atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos, as UPAs contribuem para desafogar as urgências dos hospitais do SUS e reduzir o tempo de espera por atendimento.
Nas localidades em que estão em pleno atendimento, as unidades dão conta de atender, sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar, 97% dos pacientes que as procuram.
 
As UPAS 24h estão inseridas na rede Saúde Toda Hora, que está reorganizando o atendimento de urgência e emergência dos hospitais do SUS. A rede integra, além dos hospitais, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. Nas unidades, os pacientes são avaliados de acordo com uma classificação de risco, podendo ser liberados ou permanecer em observação por até 24 horas, ou se necessário, serão removidos para um hospital de referência.

Fonte: Agência Saúde

Feliz aniversário Derí

Hoje é o aniverssario do poeta Valderí Liberato!
São 23 anos parodiando a felicidade.


Feliz aniversário

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejamos a você, um ano cheio de amor e de alegrias.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você nesse dia tão grandioso.

DE TODOS QUE FAZEM A ACDF.

Hoje é feriado de Corpus Christi


Hoje é feriado de Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo). É um evento baseado em tradições católicas, realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.” É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.

Contagem regressiva para o FORRONOVOS 2012.


Segue a todo vapor a montagem da estrutura para a 17ª edição da maior festa junina da região, que acontecerá de 8 a 16 de Junho em Currais Novos.
Festival de Quadrilhas, pau de sebo, comidas típicas, corrida de jegue, corrida da fogueira, Gincana escolar, shows musicais e muito mais, faz a grande programação do evento.
Realizado pela a Prefeitura Municipal de Currais Novos, o FORRONOVOS promete ser um dos maiores de todos os tempos, focando e incentivando assim, a cultura Nordestina.

Ezequiel apela ao Governo do Estado para que Hospital Regional de Currais Novos receba recursos


Com base em um ofício assinado pelo diretor Bernardo Gomes Oliveira Neto, o deputado Ezequiel Ferreira solicitou que seja efetivado o contrato de cooperação técnica, entre o Hospital Padre João Maria/Maternidade Ananília Regina de Currais Novos e a Secretaria Estadual de Saúde. O objetivo é a concretização do repasse mensal de R$ 88 mil, com a finalidade de arcar os plantões excedentes.
“As escalas de Plantões Médicos no Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos estão comprometidas, por falta de profissionais. No mês de março/2012 foi acordado, um Contrato de Cooperação Técnica, devidamente publicado no Diário Oficial, onde a Secretaria Estadual de Saúde, repassaria mensalmente ao Hospital Padre João Maria/Maternidade Ananília Regina, o valor de R$ 88 mil, para cobertura de plantões excedentes. Mas, até agora não foi realizado nenhuma parcela”, narrou.
Ezequiel pediu também que os médicos recebam pelos plantões que trabalharam nos meses de março, abril e maio deste ano. “Devido à falta de pagamento, e consequentemente a falta de médicos para os plantões na unidade hospitalar de Currais Novos, a UTI Geral foi fechada e reaberta nesta manhã. Tive informações que a UCI Neo Natal será a próxima a fechar. Ainda teve notificação de uma plantonista da Obstetrícia, informando que não virá mais para os futuros plantões. E a mesma situação acontecerá com outras clínicas do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho”, argumentou.
Os deputados Fernando Mineiro, Márcia Maia, Gustavo Carvalho, George Soares, Tomba Farias e Nelter Queiroz apartearam o discurso de Ezequiel, em defesa do Hospital Regional de Currais Novos.